Energia renovável cria nova demanda por profissionais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Embora milhares de empregos estejam sendo criados, é preciso garantir que existam pessoas preparadas para assumir essas posições

Fernanda Gonçalves | Valor Econômico
Link para a matéria: https://valor.globo.com/carreira/noticia/2023/03/20/energia-renovavel-cria-nova-demanda-por-profissionais.ghtml

Um relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), produzido em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), classificou o Brasil como quinto país que mais gera empregos em energia renovável. Segundo o levantamento, foram cerca de 115 mil posições abertas entre 2020 e 2021.

Uma das empresas responsáveis por disponibilizar vagas na área é a dinamarquesa Vestas, que tem escritórios em 88 países e produz turbinas de energia eólica. Kerstin Knapp, vice-presidente executiva de pessoas e cultura da companhia, conta que a organização lançou recentemente o seu primeiro programa de estágio na América Latina, no qual os participantes passam por um rodízio em diferentes áreas. “No Brasil, estamos trazendo pessoas diretamente da universidade para que elas possam ter sua primeira experiência profissional e testar para onde querem ir”, explica.

Ela acredita que treinar os profissionais para que eles possam trabalhar com transição energética é responsabilidade das empresas do setor, mas considera essa apenas uma parte da equação. “Se observarmos tudo o que está acontecendo na indústria de energias renováveis, veremos que precisamos de muita força de trabalho. Mas também necessitamos da ajuda do setor público para preparar pessoas”, afirma. Knapp lembra que, embora milhares de empregos estejam sendo criados, também é preciso garantir que existam pessoas querendo assumir essas posições, e que elas estejam prontas para isso. “Há uma enorme necessidade de educação em todos os níveis”, enfatiza.

“Para atendermos ao Acordo de Paris até 2030, precisaremos de 10 milhões de empregos adicionais. Mas a pergunta é: ‘de onde podemos tirar essas pessoas?’. Hoje, sabemos que não temos mão de obra suficiente”, alerta.

Uma das alternativas apontadas pela executiva é a requalificação de pessoas que trabalham com óleo e gás. A Indústria de petróleo é madura e investiu muito nas pessoas, então conseguimos ótimos talentos lá. E muitos deles querem fazer algo de bom agora”, revela.

Mas, quais seriam as habilidades essenciais para quem gostaria de iniciar uma carreira na área de energias renováveis? “É preciso ter competências técnicas, é claro, mas, antes de tudo, entender o impacto que esse setor tem na economia, ser realmente apaixonado pelo que faz e ter vontade de aprender”, destaca Knapp. Apesar disso, ela diz que o interesse pelo meio ambiente não é algo que realmente precise buscar ao recrutar talentos. “As novas gerações querem trabalhar em empresas com propósito, de qualquer forma.”