CERNE promove encontro para divulgar estudo de viabilidade de novo Porto de Natal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O evento foi marcado pela apresentação do arquiteto italiano Claudio Catucci, autor do projeto do novo porto do Rio Potengi.

Na manhã desta sexta-feira (17/03), o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) promoveu um encontro para esclarecer e atualizar as informações sobre a proposta de construção do novo Porto do Potengi, em Natal. O evento reuniu o arquiteto Cláudio Catucci, responsável pelo conceito e pelas propostas para o novo equipamento, além da equipe de consultores do consórcio vencedor da licitação para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA. A equipe está em Natal para obter informações para o EVTEA, que está sendo financiado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Para o evento, foram convidadas as entidades e organizações com interesse direto e indireto, ou que estejam dentro da área de influência do projeto.

A mesa foi composta pelo Diretor-Pre

sidente do CERNE, Darlan Santos; pelo

arquiteto responsável pelo projeto, o italiano Claudio Catucci; pelo secretário estadual de infraestrutura, Gustavo Coelho; pelo coordenador do Consórcio DUX, Carlos Alberto Nóbrega; e pelo superintendente do IDEMA, Leonlene Aguiar.

De acordo com o Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos, a expectativa é de que o projeto do novo porto de Natal traga benefícios para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Darlan Santos destacou que o tamanho e a localização atual do porto impedem o aumento das atividades portuárias.

O Diretor-Presidente do CERNE ressaltou ainda que o projeto deve trazer uma resposta ambiental a um problema já existente na área do atual porto. “O projeto do porto visa utilizar a área degradada para a construção de um novo porto, com a área verde sendo transformada em um parque ambiental mantida pelo próprio porto”, completa Darlan.

O projeto do novo Porto foi desenvolvido pelo CERNE, junto ao arquiteto italiano Claudio Catucci. A proposta estabelece a ampliação do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi, com um cais situado em águas abrigadas e calado de até 17 metros de profundidade.

Durante o evento, o arquiteto Claudio Catucci apresentou a história, os conceitos e detalhes do projeto. A proposta inclui uma estrutura portuária capaz de receber navios de carga e de passageiros, áreas de transbordo, áreas de armazenamento e de espera, sendo toda essa estrutura desenhada em harmonia com o meio ambiente, de forma a recuperar, resguardar e proteger as áreas verdes do entorno.

A primeira etapa do Estudo de Viabilidade está sendo executada pelo consórcio, liderado pela Dux Consultoria, uma empresa com experiência relevante em projetos dessa natureza.

O coordenador do Consórcio DUX, Carlos Alberto Nóbrega, esclareceu como está sendo realizado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que vai definir os termos de viabilidade para o novo terminal portuário situado na margem esquerda do rio Potengi. A etapa deve ser concluída em até 180 dias.

Concebido para ser realizado em etapas, o projeto também propõe: a construção de uma terceira ponte entre as margens do Rio Potengi, objetivando o desafogamento do trânsito; a interligação rodoviária entre o porto de Natal e o aeroporto de São Gonçalo do Amarante para o transporte de cargas; e a ligação do porto por via ferroviária.

Veja outros de nossos Posts!