Começa o estudo de viabilidade do novo porto de Natal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A expectativa é de que a primeira etapa do estudo seja concluída em seis meses

O projeto de reestruturação do Porto Potengi, desenvolvido pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), em parceria com o escritório de arquitetura italiano Studio Catucci, ganhou um novo avanço. Foram iniciados, neste mês de fevereiro, os trabalhos para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).

O projeto começou a ser desenvolvido pelo CERNE em 2015, com base em uma proposta da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) de modernização do porto atual, privilegiando também as áreas degradadas.

A proposta estabelece a ampliação do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi, com o objetivo de utilizar uma área degradada e criar um parque ambiental, para recuperação e proteção definitiva da área do mangue.

De acordo com o Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos, o estudo deve trazer uma resposta definitiva sobre a capacidade e o dimensionamento para a reestruturação do porto de Natal, alinhando também com a viabilidade ambiental necessária para esse tipo de projeto.

A primeira etapa do Estudo de Viabilidade será executada por um consórcio, liderado pela Dux Consultoria, uma empresa com grande experiência em projetos dessa natureza. A etapa deve ser concluída em até seis meses. O contrato foi assinado em parceria com a Confederação Nacional do Transportes (CNT).