Consórcio fará estudo de viabilidade do Porto Potengi

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Tribuna do Norte
Link para a matéria: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/consa-rcio-fara-estudo-de-viabilidade-do-porto-potengi/557685

Os trabalhos para realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do projeto ‘Porto Potengi’, novo complexo portuário na margem esquerda do rio Potengi, foram iniciados este mês. A primeira etapa do estudo deverá durar pelo menos seis meses e terá na sua execução um Consórcio liderado pela Dux Consultoria, uma empresa com larga experiência em projetos dessa natureza. O contrato, assinado pelo presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, importa em R$ 2 milhões.

O projeto conceitual de reestruturação do Porto de Natal foi apresentado em 2015 pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), fruto da parceria com o Studio Catucci, numa ação coordenada pelo então presidente do Centro, Jean Paul Prates, atual presidente da Petrobras. No ano passado, demonstrando a sua preocupação com o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de logística de transporte do Brasil, a CNT, em parceria com o mandato do senador, decidiu aprofundar o projeto conceitual.

O Consórcio virá a Natal para realizar pesquisas, entrevistas e visitas às entidades do setor produtivo, órgãos ambientais, empresas e também ao Porto de Natal, gerenciado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). O novo projeto portuário é tratado como expansão do Porto de Natal, que enfrenta dificuldades de operação e corre o risco de cair em desuso.

“O estudo de viabilidade do Porto Potengi é fundamental para que o Porto de Natal não fique a ver navios”, comentou Jean Paul Prates, idealizador da proposta.

O complexo portuário Porto Potengi prevê a recuperação do mangue do estuário, que está em boa parte já degradado; a recuperação do bairro da Ribeira; a construção de uma terceira ponte sobre o rio Potengi, e a concretização de uma conexão direta, por ramal ferroviário, entre o Porto, o Aeroporto (hub de cargas) e a Zona de Processamento de Exportações – ZPE.

Projeto

O projeto estabelece a ampliação do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi, com a ideia de utilizar uma área degradada. O escritório de arquitetura italiano Studio Catucci, escolhido pelo Cerne para desenvolver o projeto conceitual do novo porto da capital, é especialista em portos rasos situados em cidades históricas e turísticas, e em empreendimentos ambientalmente sustentáveis.

O Studio Catucci criou uma proposta baseada em dados da Federação das Indústrias do RN (Fiern) e da Companhia de Docas do RN (Codern). Além de modernizar a estrutura portuária de Natal, o projeto também cria um parque ecológico para preservação da área do entorno.

Dividida em etapas, a obra ainda incluirá a construção de uma terceira ponte entre as margens do Rio Potengi, objetivando o desafogamento do trânsito, a interligação rodoviária entre o porto de Natal e o aeroporto de São Gonçalo do Amarante para o transporte de cargas, e a ligação do porto com o modal ferroviário.