Atlas possibilita atualização em tempo real do setor eólico potiguar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

RN é o maior produtor de energia eólica do Brasil

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país, com 6,3 GW de potência instalada e outros 4 GW em andamento, é o que aponta o novo atlas eólico do Rio Grande do Norte, tema do primeiro painel do 14° Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos.

O painel foi apresentado pelo assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Rio Grande do Norte (Sedec), Guido Santos; pelo CEO da Camargo Schubert Wind Engineering, Odilon Camargo; e pelo Pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Raniere Rodrigues.

A ferramenta traz a público informações do ISI-ER medidas em campo e simuladas sobre os ventos que sopram no estado, onshore (em terra) e offshore (no mar), além do potencial de geração de energia solar.

Odilon Camargo ressaltou que o atlas eólico foi concebido para servir de instrumento para o investidor, para o governo do Estado e para os órgão de planejamento do governo. “É informação feita com responsabilidade”, afirmou.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Rio Grande do Norte (Sedec), Guido Santos, o RN possui atualmente 208 parques eólicos em operação, 45 em construção e 82 contratados. Com potencial de até 140 GW para eólica offshore, sendo o maior potencial do nordeste brasileiro.

Guido Santos explicou que com o atlas eólico e solar do RN, lançado em março de 2022, os dados poderão ser atualizados em tempo real, com a previsão de instalação de 6 estações meteorológicas para medição de irradiação solar e a instalação de uma estação de medição offshore.

Por fim, o Pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Raniere Rodrigues, realizou um apanhado histórico sobre as fontes de informações relacionadas ao setor eólico nos últimos 20 anos, além de apresentar a plataforma do novo atlas potiguar. A ferramenta está disponível para acesso pelo site atlaseolicosolarn.com.br