Usinas solares da Voltalia começam a gerar os primeiros MW no RN

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Localizadas no Cluster Serra Branca, o empreendimento possuem capacidade instalada de 320 MW

CANAL ENERGIA

A Voltalia anunciou na última terça-feira, 19 de abril, que as usinas Solar Serra do Mel 1 e 2 começaram a produzir os primeiros megawatts. Juntas, elas somam 320 MW de capacidade instalada e geram energia suficiente para abastecer mais de 400 mil residências. As plantas fazem parte do Cluster Serra Branca, complexo eólico e solar da Voltalia, que possui capacidade total de 2,4 GW e conta com diversos parques eólicos em operação.

Aproximadamente 540 mil painéis fotovoltaicos da Canadian Solar foram instalados no cluster, ocupando uma área de 578 hectares. A previsão é de que a operação atinja 100% da capacidade ainda no primeiro semestre de 2022.

De acordo com a Voltalia, Serra Branca é um cluster híbrido e está localizado entre os municípios de Areia Branca e Serra do Mel, região conhecida por concentrar ótimas condições eólicas e solares no estado. O objetivo da Voltalia na região é maximizar a produção de energia com a sinergia das duas fontes, visando desenvolver projetos mais competitivos no mercado. A energia limpa produzida pelo complexo solar é responsável pela redução da emissão de quase 126 mil toneladas de CO2 por ano.