Usina Eólicas da ENGIE na Bahia ficam entre os dez parques mais eficientes do Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O mês de agosto foi marcado pelo registro de recordes na geração de energia eólica no Nordeste do Brasil. No dia 06 de agosto, o sistema atingiu um fator de capacidade de aproximadamente 71,6%, produzindo cerca de 9.049 MW médio, o suficiente para abastecer 94% da demanda de energia elétrica de toda a região, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A ENGIE fez parte deste marco com suas Usinas localizadas no Ceará e na Bahia, as quais somam 899,3MW de capacidade instalada.

Neste dia, a ENGIE, através das suas eólicas do Nordeste, produziu cerca de 754 MW médio, o que representou 8,3% de toda energia eólica gerada na região. O Conjunto Eólico de Umburanas da ENGIE atingiu um fator de capacidade de 94% no dia do recorde.

No 22 de agosto houve um novo recorde, com pico de geração de 10.169 MW, a um fator de capacidade de 81%, o suficiente para abastecer 97% da demanda da região Nordeste – mais de 18 milhões de domicílios. A ENGIE, neste dia, produziu 613,4 MW médio, o equivalente a 6,6% da geração eólica no Nordeste. A operação de Umburanas alcançou 78,57% de fator de capacidade.

“Nossa equipe local de operação e manutenção têm a missão de manter a alta disponibilidade dos aerogeradores para aproveitar a força dos ventos. O resultado do desempenho dos parques é fruto do planejamento que aloca as paradas de manutenção preventiva para momentos com menor intensidade de vento, além de contar com sistemas de análise preditiva de falhas e boas práticas visando a excelência operacional”, ressalta Mario Cusatis, gerente da Regional Nordeste da ENGIE Brasil Energia.

Além da equipe local, as usinas ainda contam com a supervisão durante 24 horas do Centro de Operação da Geração, localizado em Florianópolis/SC, na sede da empresa. Na Bahia, dois parques eólicos se posicionaram no ranking operacional dos 10 projetos mais eficientes do Brasil no mês de maio, entre os 633 parques medidos para o período. Os parques Umburanas 6 e Umburanas 8 ocuparam a 2º e 4º posição do ranking, respectivamente. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), compilados e divulgado pelo portal ePowerBay, formando o Ranking Operacional Eólico.

A ENGIE Brasil possui 945,7 MW provenientes de energia eólica em operação no País. As usinas estão localizadas no Ceará, com o Conjunto Eólico Trairi (259MW), e na Bahia, com os Conjuntos Eólicos Umburanas (360MW) e Campo Largo Fase 1 (326,7MW). Quando entrar em operação comercial, o Conjunto Eólico Campo Largo Fase 2, em implantação no interior da Bahia, nos municípios de Umburanas e Sento Sé, irá agregar 361,2MW, fazendo com que a ENGIE totalize mais de 1.3GW de capacidade instalada proveniente da fonte eólica.

Fonte: Engie