Usina de Itaipu atinge recorde de produção no mês de janeiro

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A usina Binacional de Itaipu teve o melhor janeiro de todos os tempos, colocando quase 3% de vantagem sobre o mesmo período do ano anterior, até então o melhor primeiro mês do histórico de quase 33 anos de operação. Foram 8,74 milhões de MWh ante 8,5 milhões MWh.

O diretor técnico executivo, Airton Dipp, explica que o recorde é resultado mais uma vez da excelente performance da usina. O índice de “indisponibilidade forçada” das unidades geradoras em janeiro, por exemplo, foi de apenas 0,01%. “Esse dado é bastante significativo. Ele mostra o tempo que as unidades geradoras não estiveram disponíveis para a produção por alguma falha técnica inesperada. Portanto, quanto menor o seu valor, melhor o desempenho do projeto, das manutenções e da operação da usina.”

O superintendente de Operação, Celso Torino, diz que além da performance da usina, outros fatores são muito importantes para a produção, como o sistema de transmissão dos parceiros binacionais da Itaipu que segue com excelente desempenho, a coordenação da operação interligada entre Itaipu-Brasil-Paraguai, a quantidade de chuvas na região Sul-Sudeste e, por último, e de forma destacada, as altas temperaturas deste verão nas grandes cidades brasileiras e paraguaias. “Quando isso ocorre, a resposta com energia e potência da Itaipu, especialmente nas horas de pico, é determinante.”

Curiosidades sobre Itaipu

  • A vazão de cada uma das turbinas da usina é de 700 metros cúbicos de água por segundo, fazendo uma comparação, isso é metade da vazão média que encontramos nas Cataratas do Iguaçu.
  • Ao todo, estima-se que aproximadamente 40 mil homens fizeram parte da força de trabalho que construiu a usina
  • Apesar de ter o seu planejamento iniciado na década de 60 e a sua construção ter se iniciado ainda na década de 70, a última unidade geradora foi instalada apenas no ano de 2007.
  • Foi a maior usina de geração de energia do mundo por vários anos, sendo inclusive candidata a uma das sete maravilhas do mundo moderno no ano de 1995.

Fonte: Da Agência CanalEnergia , Operação e Manutenção | Turismo em Foz | Itaipu