Startup brasileira lança turbina subaquática

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A turbina subaquática é 60 vezes menor e produz 3 vezes mais energia que turbinas eólicas tradicionais

A startup brasileira TidalWatt desenvolveu uma turbina subaquática com dimensões 60 vezes menores e com capacidade de produzir 3 vezes mais energia que as turbinas eólicas tradicionais. As turbinas foram criadas especificamente para aproveitar a energia do mar.

De acordo com Maurício Queiroz, criador e diretor executivo da startup, quando a fonte de energia é previsível e estável, como é o caso de utilização exclusiva do oceano, podemos afirmar que essa fonte proporciona segurança energética.

Como funciona a turbina subaquática?

Segundo Queiroz, uma turbina subaquática de 3 metros de diâmetro é capaz de produzir a mesma potência de uma turbina eólica de 180 metros de diâmetro, cerca de 5 MW a uma velocidade de 1,87 nós. Assim, a Turbina Tidal Watt, com diâmetro 60 vezes menor, possui a mesma potência.

A Startup tem planos de colocar seus geradores em locais onde a média de velocidade da corrente ultrapasse 1 nó. Possuindo uma capacidade de 5 MW, variando entre 70 e 95%, a turbina é capaz de abastecer cerca de 22.800 famílias com base no consumo médio de energia das casas brasileiras, de acordo com o que afirmou o Queiroz.

O sistema foi criado para gerar lucro sem danificar os ecossistemas ao redor nem poluir o ambiente visual ou sonoro. As estruturas são bastante compactas e de fácil manutenção, além de serem mais flexíveis para serem instaladas em rios sem causar prejuízos como os provocados pelas usinas hidrelétricas.

Qual capacidade da turbina subaquática?

Uma turbina subaquática de 3 metros de diâmetro é capaz de produzir a mesma potência de uma turbina eólica de 180 metros de diâmetro, cerca de 5 MW a uma velocidade de 1,87 nós.

Como fazer a manutenção da turbina subaquática?

As estruturas são bastante compactas e de fácil manutenção, além de serem mais flexíveis para serem instaladas em rios sem causar prejuízos como os provocados pelas usinas hidrelétricas.