Três usinas a gás natural são licitadas em Leilão de Reserva de Capacidade

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Termelétricas na região Norte têm previsão de suprimento a partir de 2027

Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), realizaram o Leilão nº 8/2022-ANEEL, denominado Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia (LRCE) de 2022. Três novas usinas termelétricas a gás natural, com um total de 754 megawatts (MW) de capacidade instalada, foram contratadas na região Norte, conforme as diretrizes da Portaria Normativa nº 46/GM/MME de 23 de junho de 2022. O investimento estimado nesses empreendimentos é de R$ 4,15 bilhões.

De acordo com o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a modalidade de reserva de capacidade é adequada para a segurança do abastecimento num contexto de maior inserção de energias renováveis, como o que o Brasil observa nos últimos anos. Trata-se, na visão de Feitosa, de uma forma mais justa de alocar os custos da segurança do sistema, uma vez que os valores serão pagos por todos os consumidores do país e não somente pelos regulados.

As três usinas contratadas foram Azulão II e IV, de propriedade da Sparta Participações Ltda., e Manaus I, da Global Participações em Energia. Elas se enquadram no produto Região Norte, para contratação de até 1.000 megawatts (MW) e início de suprimento previsto até 31 de dezembro de 2026. Outros dois produtos no edital do Leilão, chamados Região Nordeste Maranhão e Região Nordeste Piauí, não tiveram oferta. Segundo André Patrus, gerente executivo da Secretaria Executiva de Leilões da ANEEL, a ausência de oferta para os produtos na região Nordeste demonstra que o mercado não tem interesse em construir termelétricas nas localidades determinadas pelo certame.

O leilão transcorreu com êxito, dentro dos prazos requisitados pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e sem intercorrências jurídicas ou técnicas, na avaliação do diretor da ANEEL Ricardo Tili. Além do diretor e do gerente-executivo da SEL/ANEEL, acompanharam o certame na sede da CCEE, em São Paulo, o diretor da Agência Fernando Mosna, Frederico de Araújo Teles, secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME; Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE; Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS); Erik Rego, diretor de Estudos e Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Odenir José dos Reis, representante da Secretaria de Parcerias em Energia, Petróleo, Gás e Mineração do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).