Solarinvest debate os desafios de mercado para a continuidade dos investimentos em Energia Solar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A velocidade da transição energética e a evolução do cenário energético brasileiro foram os destaques

Durante a manhã desta terça-feira (30/05), dando início ao primeiro painel da 11ª edição do Encontro de Investidores em Energia Solar Fotovoltaica (Solarinvest), o Head de Assuntos Estratégicos da Thymos Energia, Jovanio Santos; o sócio da Mattos Filho, Fabiano Ricardo Luz de Brito; com a mediação do CEO da Eolus Consultoria, Rafael Valverde; apresentaram os desafios de mercado para a continuidade dos investimentos em Energia Solar.

Durante a palestra, o Head de Assuntos Estratégicos da Thymos Energia, Jovanio Santos destacou que apesar da crise energética enfrentada pelo mundo, desencadeada pela crise da Covid-19 e pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia, o desenvolvimento tecnológico permitiu que as projeções de aumento da temperatura diminuíssem 1ºC. Além disso, o conflito entre os dois países europeus contribuiu para redução das previsões de emissões de CO2 em cerca de 1 Gt em 2050, permitindo o aceleramento da transição energética.

“As oportunidades e desafios da transição energética passam por vários layers, os quais serão importantes para que esse movimento ocorra de forma sustentada e organizada”, destaca Jovanio Santos.

O sócio da Mattos Filho, Fabiano Ricardo Luz de Brito, apresentou um panorama sobre a evolução das fontes renováveis no cenário brasileiro, ressaltando que atualmente é um setor muito mais resistente e menos dependente da hidrologia. Para Fabiano de Brito, a potência outorgada e já fiscalizada da geração solar já ter passado dos 30 GW de capacidade instalada é algo impensável. “Quando a gente olha para as gerações eólica e solar, penso em resiliência”, aponta.

Entre os desafios a serem enfrentados pelo setor, para o sócio da Mattos Filho, é necessário melhorar a estruturação dos contratos e das relações jurídicas nos projetos outorgados.

A 11ª edição do Solarinvest acontece nessa terça-feira (30/05), na Arena das Dunas, em Natal. Mais informações podem ser acessadas pelo site https://www.viex-americas.com/eventos/solarinvest/