Sétima edição do Fórum Estadual de Energia é encerrado com debate sobre capacitação e inovação no setor energético do RN

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Especialistas apresentaram atividades educacionais desenvolvidas no Estado e voltadas ao setor energético

Encerrando o VII Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte (FEERN), representantes de instituições de ensino do RN debateram sobre “Capacitação, associativismo e inovação no setor energético do RN em tempos de pandemia”.

O painel foi aberto pelo Assessor de projetos do Centro de Tecnologia em Energia Eólica do IFRN de João Câmara, professor Dennys Alves Lopes, que abordou as atividades desenvolvidas pelo campus, detalhando os cursos fornecidos pelo instituto federal, dentre eles o Curso Superior de Tecnologia em Energia Renováveis e o Curso de Eletrotécnica.

O professor lembrou que o município de João Câmara possui 201 parques eólicos e mais de 2 mil torres, justificando a presença de cursos do setor energético na cidade. Ainda de acordo com o professor, o Curso de Energias da instituição foi aprovado com nota máxima pelo Ministério da Educação.

A coordenadora de educação do Senai/ISI-ER, Rúbia Mara Lahm, destacou as atividades educacionais realizadas pelo Senai, que possui mais de 2 milhões de matrículas realizadas por ano em todo o país.

A coordenadora ressaltou a adaptação do ensino à distância durante o período de pandemia. Segundo Rúbia Mara, em 2021, mesmo após o relaxamento das restrições do período de pandemia, foram realizadas 45% de matrículas para turmas à distância, número elevado se comparado aos 34% apresentados no ano de 2019.

Atualmente, o Senai possui 4 cursos direcionados para a área de energias renováveis, na unidade de Natal. Entre os cursos estão a Especialização Técnica em Sistemas de Energia Renovável e a Especialização Técnica em operação e Manutenção de Parques Eólicos.

A coordenadora de educação do Senai/ISI-ER afirmou que a instituição oferece turmas exclusivas para mulheres, com o objetivo de auxiliar na busca pela equidade de gênero no mercado energético.

A coordenadora destacou ainda que o Senai está desenvolvendo uma faculdade de energias renováveis e tecnologias industriais, com a expectativa de que as atividades sejam iniciadas em 2023. Inicialmente, a faculdade irá ofertar dois cursos de engenharia com foco em energias renováveis.

Já a coordenadora do polo de energia de renováveis do Sebrae do RN, Maézia Teodora dos Santos, apresentou as ações previstas no polo para aceleração de negócios de energias renováveis do Sebrae. “O objetivo das ações do Sebrae é trazer, através do seu atendimento, conhecimento, conexões e negócios”, afirmou Maézia Teodora.

Entre as ações desenvolvidas pelo Sebrae apontadas pela coordenadora, estão o RN Solar Negocia, RN Solar Capacita e RN Solar Orienta, que são consultorias tecnológicas que auxiliam no desenvolvimento de aplicações web e melhorias de processos junto a empresas. As consultorias trabalham diretamente com as empresas para entender o que precisa ser melhorado na estruturação tecnológica do negócio.

Por fim, o professor do departamento de engenharia de produção e coordenador do grupo de pesquisa Creation Energias Renováveis da UFRN, Mario González, apresentou os cursos de engenharia e especialização ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Atualmente, segundo o professor Mario González, a UFRN possui 46 projetos de pesquisa voltados para o setor de energia, distribuídos entre cursos de graduação e pós-graduação.

O professor também ressaltou a participação da Universidade na proposta de uma nova norma internacional para a produção, acondicionamento, armazenamento e distribuição do Hidrogênio Verde. A norma está sendo produzida em parceria com a International Organization for Standardization (ISO).