RN tem potencial para ser protagonista na fonte solar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Todas as 167 cidades já possuem sistema de GD fotovoltaica e estado quer instalações em equipamentos públicos

Conhecido pelo seu potencial eólico, em que é o líder nacional na geração, o Rio Grande do Norte também vem se destacando na geração por fonte solar, em especial na Geração Distribuída. Todas as 167 cidades do estado já contam com essa tecnologia.

O Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos, destaca que o crescimento exponencial das instalações de projetos de Geração Distribuída no RN comprova o forte interesse e procura pela fonte. Darlan ressalta que, enquanto em 2018 o Estado registrou a instalação de 498 projetos, em 2022 o número já chega a mais de 14.400 projetos instalados.

Para o Diretor-Presidente do CERNE, “um ambiente estimulante associado a uma consciência presente no Estado quanto ao uso de energias renováveis e a políticas de incentivo tem fomentado esse setor, tornando o RN o Estado mais renovável do Brasil”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Sílvio Torquato, o governo estadual também vem se empenhando cada vez mais para qualificar o RN na área. “Desde o primeiro momento temos nos debruçado nas questões de energia renovável, criando um ambiente de negócios favorável ao estado”. O secretário participou na terça-feira, 8 de novembro, da abertura da Edição 2022 do Fórum de Energias Renováveis, em Natal (RN). Ele citou ainda o complexo solar da Voltalia no estado, que será inaugurado esta semana e está localizado no cluster de Serra Banca, nas cidades de Areia Banca e Serra do Mel.

O secretário também frisou o desempenho da iniciativa privada no estado, que desde o primeiro momento buscou se organizar para a instalação dos sistemas de GD e dos parques solares para a fonte. Ainda de acordo com ele, o governo estadual também tem apostado na GD fotovoltaica, através de projetos para instalação em equipamentos públicos, como escolas e instalações de segurança. Algumas instituições, como a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, por ter orçamento próprio, já possuem projetos de GD. O da Uern contempla tanto o seu campus principal, em Mossoró, quanto os de Pau de Ferro, Patu e Caraúbas. “Já estão instalando energia solar em vários desses campi”, avisa.

Com seu potencial eólico e solar, Torquato salientou que o Rio Grande do Norte, não perde em nada na comparação com outros da região. “Precisamos dizer ao Brasil e ao mundo os nossos potenciais”, avisa. Na última edição do Brazil Windpower, em outubro, a governadora potiguar Fátima Bezerra, havia anunciado a disposição em deixar o estado protagonista em eólicas offshore e hidrogênio verde.

*Com informações de Pedro Aurélio Texeira, da Agência Canal Energia