Rio Grande do Norte quer se tornar autossuficiente em energia solar em 2022

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Para alcançar esta meta, foi iniciada a instalação de um novo parque fotovoltaico, na Serra do Mel, com capacidade de produção de 860 Megawatts (MW)

Portal Solar – O Rio Grande do Norte planeja se tornar autossuficiente em energia fotovoltaica em 2022, assim como já é na produção de energia eólica, para atender todo o seu consumo elétrico. Em busca dessa missão, foi iniciada, pela francesa Voltalia, a instalação de um novo parque solar na Serra do Mel, com capacidade de produção de 860 Megawatts (MW).

Além disso, em outubro, a Voltalia inaugurou, em Mossoró o seu Centro Mundial de Monitoramento de Energias Renováveis. Segundo a empresa, Mossoró foi escolhida pela alta qualidade da sua mão de obra como comunicou ao Governo do Estado.

A Voltalia atua em 20 países como produtora e prestadora de serviços na produção de energia renovável a partir de energia solar, eólica, hídrica e biomassa combinando também soluções de armazenamento. Em março, a Voltalia anunciou que vai vender parte da produção de energia solar do Complexo Solar Serra do Mel 1 e 2 à petroquímica Braskem.

O contrato envolve a comercialização de eletricidade dos empreendimentos, que terão 270 megawatts em capacidade.  A companhia negociou parte da produção das usinas (32 megawatts) com distribuidoras de energia em leilão realizado pelo governo brasileiro em outubro, explica a empresa. A outra fatia, no total de 238 megawatts, foi comercializada em contratos privados com empresas como a Braskem e a estatal paranaense Copel.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o setor de energia solar fotovoltaica cresceu 175% na comparação entre 2019 e 2018 no Rio Grande do Norte e a estimativa é que em 2040 só a energia do sol represente 32% da matriz energética brasileira.

“Temos tudo para uma boa geração de energia, que é basicamente irradiância solar forte, muito sol e poucas nuvens”, explica o professor de energia elétrica Augusto Fialho. De olho nessa tecnologia para geração de energia, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte adotou a energia solar em todas as 21 unidades no ano passado. 

O investimento foi de mais de R$ 16 milhões, mas a economia anual é de R$ 1,3 milhão. Além disso, as placas fotovoltaicas têm uma vida útil média de 25 anos, ou seja, o instituto vai passar muitos anos economizando gasto com energia elétrica.

O sol forte também torna a região oeste do estado a maior produtora de sal e de melão do país. A região é responsável pela produção de mais de 90% da fruta exportada pelo país.

Segundo a Aneel, até o fim de setembro de 2019, cerca de 1.980 empreendimentos, entre rurais, residenciais, industriais, comerciais e públicos, tinham, juntos 28.264,62 kW de potência instalada. A tendência é que a utilização da energia solar cresça ainda mais com o resultado do mais recente leilão de energias renováveis promovido pela Aneel, que contemplou mais dois parques solares a serem construídos até 2025.

No RN, 56,3% das cidades contam com sistemas fotovoltaicos para a captação de energia. Esse percentual é o terceiro maior do Nordeste, ficando somente atrás do Ceará, com 76,6%, e de Pernambuco, com 68,5%, conforme dados da Aneel. Números repassados pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) mostram o avanço no número de unidades geradoras dessa matriz energética no Estado.