Rio Grande do Norte atinge a marca histórica de 5GW de potência eólica

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Rio Grande do Norte atingiu a marca histórica de 5GW em potência instalada de geração eólica, consolidando sua liderança nacional no setor, de acordo com dados publicados esta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O número coloca, mais uma vez, o estado potiguar em destaque no cenário nacional de produção de energia limpa e renovável. Segundo indicadores do Centro de Estratégias em recursos Naturais e Energia (CERNE), hoje o Rio Grande do Norte possui 177 usinas eólicas em operação e mais 33 em fase de construção, além de 84 projetos eólicos contratados, mas com construção ainda não iniciada.

“Esse marco é uma conquista e também representa a reafirmação do estado e da sua vocação para geração de energia eólica. O Rio Grande do Norte tem aumentado sua produção de maneira quase ininterrupta, sendo acompanhado por investimentos importantes nesse período”, comentou Darlan Santos, diretor presidente do CERNE.

Atrás do RN, os estados que mais concentram capacidade de geração de energia pela força dos ventos são Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí. Para o CERNE, os dados ressaltam a predominância do Nordeste e do Sul neste tipo de fonte.

Fonte: CERNE