Relatório apresenta diversidade de gênero no setor eólico global

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Documento é elaborado pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e Rede Global de Mulheres para a Transição Energética (GWNET).

Na semana passada, o Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e Rede Global de Mulheres para a Transição Energética (GWNET) publicaram um relatório sobre diversidade de gênero no setor eólico global. O documento intitulado “Energia eólica: uma perspectiva de gênero” constatou que as mulheres representam apenas 21% da força de trabalho em energia eólica.

A pesquisa foi realizada com base em quase 1.000 respostas de 71 países – o maior conjunto de dados do tipo compilado até o momento. Isso está abaixo da parcela de mulheres no setor global de energias renováveis (32%) e até abaixo do nível no setor de petróleo e gás (22%). O relatório destaca que, embora existam oportunidades de emprego significativas para as mulheres em toda a cadeia de valor de energia eólica, o setor global de energia eólica ainda não alcançou uma igualdade significativa de gênero. O material também mostra que existem oportunidades para melhorar o equilíbrio de gênero, fazer maior uso das habilidades das mulheres e consolidar a energia eólica como parte de um sistema de energia inclusivo e sustentável para o futuro.

PROGRAMA “WOMEN IN WIND”

Em 2019, o GWEC criou o Programa de Liderança Global da Women in Wind, junto com a GWNET, com objetivo de abordar o déficit de diversidade de gênero e ajudar as empresas a adotarem uma abordagem proativa para promover as mulheres em posições de liderança, participando de um programa de orientação, networking e treinamento. No ano passado, o programa operou de forma piloto com um grupo de 16 mulheres e teve um enorme sucesso, com forte feedback positivo dos participantes e dos departamentos de RH da empresa que estão se esforçando para resolver a questão de gênero. O programa de 2019 do GWEC foi apoiado por três patrocinadores fundadores (MHI Vestas, Mainstream Renewable Power, GE Renewable Energy) e vários outros participaram nomeando mentorandos, hospedando visitas ao site, falando em nossos seminários on-line e participando de outras atividades.

Para 2020, o GWEC planeja ter um programa muito mais ambicioso, envolvendo mais participantes e palestrantes, bem como um esquema de embaixador global e já abriu as inscrições. Recentemente, o GWEC aderiu à iniciativa internacional Equal by 30 para defender a igualdade de gênero em energia limpa

Para consultar o relatório na íntegra, clique aqui://bit.ly/30P0kXy