Projeto Novo Porto de Natal é apresentado aos novos dirigentes da Codern

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Desenvolvida pelo CERNE, a proposta estabelece a migração do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi

O Diretor-Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Darlan Santos, se reuniu, na sede da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), com o Presidente da instituição, Estéferson da Silva, e com o Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia, Márcio Machado. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto do novo porto de Natal para os novos dirigentes da Codern.

O projeto do novo Porto foi desenvolvido pelo CERNE, junto ao Escritório Italiano do arquiteto Claudio Catucci. A proposta estabelece a migração do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi, com um cais situado em águas abrigadas.

Para o Diretor-Presidente do CERNE, a reestruturação do porto de Natal representa uma necessidade ao desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte, como também reafirma o papel de autoridade portuária da Codern. “A ideia é trazer o porto de Natal para o século 21, frente às demandas das cadeias de produção do RN”, destacou.

A proposta inclui uma estrutura portuária capaz de receber navios de carga e de passageiros, áreas de transbordo, áreas de armazenamento e de espera, sendo toda essa estrutura desenhada em harmonia com o meio ambiente, de forma a recuperar, resguardar e proteger as áreas verdes do entorno.

Darlan Santos ressaltou que o projeto se agrega à cidade de natal como uma resposta econômica, social e ambiental, pois oferece mais uma rota de tráfego entre as zonas norte e sul da cidade, prevê a criação de um parque ecológico integrado a uma marina e estabelece ligação por via rodoviária ao aeroporto de Natal.

Atualmente, o projeto está em fase de conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), a cargo da Confederação Nacional do Transporte (CNT).