A proposta desenvolvida pelo CERNE estabelece a migração do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi
O presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) Darlan Santos se reuniu com o Deputado Estadual Ubaldo Fernandes para apresentar a proposta de desenvolvimento do novo Porto de Natal. O encontro se deu a pedido do parlamentar, após audiência pública realizada essa semana sobre o tema.
O projeto do novo Porto foi elaborado pelo CERNE junto ao Escritório do arquiteto Italiano Claudio Catucci. A proposta estabelece a migração do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi, com um cais situado em águas abrigadas.
Durante a reunião, o presidente do CERNE apresentou todo o escopo do projeto, que inclui uma estrutura portuária capaz de receber navios de carga e de passageiros, áreas de transbordo, áreas de armazenamento e de espera, sendo toda essa estrutura projetada em harmonia com o meio ambiente, de forma a recuperar, resguardar e proteger as áreas verdes do entorno.
A primeira fase do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA foi concluída e indicou a viabilidade financeira do projeto. Segundo Darlan Santos os próximos passos incluem o estudo de viabilidade dos modais rodoviário e ferroviário, que farão as interligações para o escoamento até o Porto de Natal.
Também participaram da reunião o Diretor Setorial do CERNE Edmilson Cinquini, além de assessores do deputado Ubaldo Fernandes.