Projeto de reestruturação do porto do Rio Potengi é apresentado durante Seminário

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Durante o evento foi anunciada uma parceria com a CNT para o desenvolvimento do estudo de viabilidade

O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), em parceria com o mandato do senador Jean-Paul Prates, apresentou na manhã desta sexta-feira (8), o projeto de reestruturação do porto do Rio Potengi, durante um Seminário que contou com a participação de várias entidades representativas atuantes no Rio Grande do Norte.

Para o senador Jean-Paul Prates o projeto de reestruturação do porto representa todo o futuro do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Não é apenas um projeto de porto, é um projeto de reformulação urbana da grande Natal, que envolve toda a sua construção. É também um projeto de reformulação social e ambiental do estuário do Potengi, além de ser um caminho para a integração logística intermodal”, afirmou o senador.

O Senador Jean-Paul Prates durante palestra no Seminário

Durante o evento, o Diretor-presidente do CERNE, Darlan Santos, apresentou todo o contexto e os principais pontos da iniciativa, que estabelece a ampliação do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi, com a proposta de utilizar uma área degradada e cria um parque ambiental, para recuperação e proteção definitiva da área de mangue.

O objetivo do encontro foi envolver e dialogar com instituições públicas e privadas interessadas ou que serão afetadas pelo projeto de reestruturação do porto, para obter informações que ajudem a subsidiar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do projeto.

O diretor-presidente do CERNE, Darlan Santos, apresentou dois layouts referentes à reestruturação, com portes diferentes. “O Estudo de Viabilidade vai poder mostrar, justamente, qual seria a melhor opção a ser seguida. Com ele vai ser possível chegar a conclusão, baseada na demanda atual e nas futuras demandas que forem mapeadas, qual desses portos apresenta a melhor a viabilidade técnica e econômica que atende as necessidades do Rio Grande do Norte”, concluiu Darlan.

O Presidente-diretor do CERNE, Darlan Santos, apresenta o projeto de reestruturação do porto de Natal

O escritório de arquitetura italiano Studio Catucci, foi escolhido pelo CERNE para desenvolver o projeto. O arquiteto Claudio Catucci explicou, por videoconferência, o processo utilizado para a elaboração do projeto e os diagnósticos encontrados pelo escritório a respeito da reestruturação do porto. Para Catucci, “uma iniciativa dessa magnitude não está sendo realizada para a atual geração, mas sim para a história do Rio Grande do Norte como um todo”.

Durante o Seminário, também foi anunciada uma parceria com a Confederação Nacional do Transportes (CNT) para a realização do estudo de viabilidade.

O vice-presidente da CNT, Eudo Laranjeiras Costa, destacou que a Confederação entrou no projeto para ajudar a dar o pontapé inicial na elaboração prática dessa iniciativa. “A CNT entrou para auxiliar na elaboração do estudo de viabilidade e, assim, poder definir se tem demanda o suficiente para prosseguir com o projeto”.

Para o Diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida, o projeto de reestruturação do porto de Natal é muito importante para o futuro do Rio Grande do Norte, “para que a gente tenha condições de mostrar o tamanho do Estado, não apenas físico, mas de capacidade econômica”.

Também estiveram presentes no Seminário: representantes do ministério da Infraestrutura, o Coordenador-Geral de Gestão do Patrimônio, José Alfredo, e o Coordenador do Departamento de Políticas Regulatórias e Autorizações Portuárias, Alexandre Vaz; o Capitão dos Portos, CF Jorge Henrique da Mota Gomes de Souza; o Diretor-Geral do IDEMA, Leonlene Aguiar; o Secretário Municipal da Semurb, Thiago Mesquita; além de representantes das prefeituras das regiões metropolitanas de Natal; da Câmara Municipal de Natal; do instituto técnico e universidades públicas do RN; do Conselho da Cidade do Natal; do CREA; do Conselho Regional de Economia; do Sindicato dos Trabalhadores Portuários; da Fecomércio; do Sebrae; e do Senai/ISI.

O projeto

Especialista em portos rasos situados em cidades históricas e turísticas, como também, em empreendimentos ambientalmente sustentáveis, o escritório de arquitetura italiano Studio Catucci criou o projeto de reestruturação do porto do Rio Potengi, baseado em dados da FIERN e da CODERN, que, além de modernizar a estrutura do porto de Natal, também cria um parque ecológico para preservação da área do entorno.

Dividido em etapas, o projeto propõe ainda: a construção de uma terceira ponte entre as margens do Rio Potengi, objetivando o desafogamento do trânsito; a interligação rodoviária entre o porto de Natal e o aeroporto de São Gonçalo do Amarante para o transporte de cargas; e a ligação do porto com o modal ferroviário.

A iniciativa foi apresentada pela primeira vez ainda em 2015, durante o mandato da então presidente Dilma Rousseff. Na época, foi lançada uma chamada nacional para a atualização do programa de logística do Governo Federal. Ao perceber que o Rio Grande do Norte não possuía nenhuma proposta neste sentido, o então Diretor-presidente do CERNE, Jean-Paul Prates, decidiu apresentar o projeto elaborado pelo Centro.

Mais tarde, já no atual Governo Bolsonaro, durante conversas com o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, relacionada às ferrovias (cujo marco foi relatado por Jean Paul Prates no Senado), o tema da reestruturação do porto de Natal emergiu novamente.