Presidente da FIERN e da Comissão de Energias Renováveis destaca importância do “Porto Potengi”

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

FIERN
Link para a matéria: https://www.fiern.org.br/presidente-da-fiern-e-da-comissao-de-energias-renovaveis-destaca-importancia-porto-potengi/

Um dos pontos de destaque da primeira reunião ordinária da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), realizada nesta segunda-feira (6), foi a apresentação do projeto do Terminal Oceânico do RN – Complexo Portuário “Porto Potengi”, pelo diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, Darlan Santos.

Presidente da FIERN e da COERE, Amaro Sales de Araújo, destacou que iniciativas como essa são importantes para o fortalecimento do setor produtivo estadual e colocou a Federação à disposição para contribuir com informações ao projeto.

Ele citou o MAIS RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da Federação, como uma ferramenta que pode somar no tocante ao desenvolvimento de informações para essa obra de infraestrutura.

Durante a apresentação, Darlan Santos mostrou a possibilidade de uma integração entre o porto e aeroporto de São Gonçalo do Amarante, além do aproveitamento da malha ferroviária da região para compor esse sistema.

Dentro de sua composição, o projeto também apresenta um corredor ferroviário de integração logística e econômica; o parque ecológico de Natal e reserva ambiental do Potengi; a ponte da Marina e a Marina Ecológica da Ribeira.

O documento apresentado aos integrantes da COERE também informou as regiões de desenvolvimento do Rio Grande do Norte e de que forma o projeto pode potencializar esses locais.

Além disso, ele explicou que os bairros próximos ao Rio Potengi, como Rocas e Ribeira, passariam por um processo de reurbanização com a chegada do terminal.

Outro ponto abordado foi a respeito da construção da terceira ponte, que segundo o diretor-presidente do CERNE, não impediria o fluxo de grandes embarcações pelo terminal.

Vice-presidente da FIERN, Sílvio Bezerra, enalteceu a importância do projeto. “Pode trazer um grande diferencial para o estado. O Rio Grande do Norte precisa de um projeto desses com urgência”, disse.

Santos informou ao presidente da FIERN que nos próximos dias uma equipe da empresa de consultoria responsável pelo projeto vem a Natal. “A Federação vai participar das discussões a respeito do terminal pela importância que isso tem para a indústria e a economia do Rio Grande do Norte”, concluiu.

Fórum Internacional de Hidrogênio Renovável é apresentado na COERE

Durante a reunião do COERE também foi apresentado o Fórum Internacional de Hidrogênio Renovável, o H2Tech, que será realizado pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) como parte da programação em comemoração aos 70 anos da FIERN, e acontece nos dias 23 e 24 de março, na Casa da Indústria.

Pesquisadora do ISI-ER, Fabíola Correia de Carvalho, falou a respeito da importância do evento, que vai reunir nomes de referência nesse assunto no Brasil e na Alemanha, que é considerada destaque no setor. “Vamos tratar questões chaves para o setor de hidrogênio renovável e o contexto da transição energética”, disse.

O presidente da FIERN classificou como “um marco para o estado fazer essa transição das energias para o hidrogênio verde”. Segundo ele, tem se trabalhado muito nos estudos e pesquisas. “O resultado vem aparecendo e isso é gratificante para todos”, disse.

Mais informações no site: https://rn.senai.br/h2tech/

Transição governamental motiva queda no ICER e ICEI

A apresentação da Sondagem ICER, que é o Índice de Confiança das Energias Renováveis foi também tema do encontro da Comissão, nesta segunda, na Casa da Indústria. Esse é um trabalho conjunto da Comissão com o MAIS RN, feito trimestralmente.

Nesse trimestre, o indicador apontou 7,73, o que representa uma leve queda quando comparado com o trimestre passado que foi de 7,88.

Contudo, o gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, informou que outro indicador, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), também teve queda nesse período.

Nesse atual, apareceu com 5,33 e no anterior com 5,53. Albuquerque ressaltou que a queda da confiança dos dois índices acontece em momentos de transição governamental como o que é vivenciado no país.