Petrobras anuncia fim da paridade internacional de preço dos combustíveis

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A estatal também anunciou a redução do preço da gasolina e do diesel em 12%

A Petrobras anunciou uma nova política de preços para os combustíveis, com base em duas referências do mercado: o custo alternativo do cliente e o valor marginal da empresa. Segundo a estatal, o custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal é baseado no custo de oportunidade, dadas as diversas alternativas para a companhia.

A mudança coloca fim na política de paridade internacional de preços do petróleo e combustíveis derivados, em vigor desde 2016. Essa política de paridade prevê que o preço desses produtos no mercado interno siga as oscilações internacionais, impedindo o governo de intervir para reduzir preços. No chamado Preço de Paridade de Importação (PPI), a Petrobras considerava o valor do petróleo no mercado global, assim como os custos logísticos.

A nota divulgada pela empresa destaca que “o anúncio encerra a subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação, mantendo o alinhamento aos preços competitivos por polo de venda, tendo em vista a melhor alternativa acessível aos clientes”. Com isso, a Petrobras espera que a mudança traga mais flexibilidade para disputar mercados e praticar preços competitivos.

Segundo a Petrobras, “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse, para os preços internos, de oscilações conjunturais das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.

Logo após divulgar a nova política de preços, a estatal anunciou a redução do preço da gasolina em 12,6% e do diesel em 12,8%. Com isso, o valor da gasolina cairá, em média, R$ 0,40 o litro, enquanto o diesel terá uma redução de R$ 0,44 o litro.

*Com informações da Petrobrás, G1, portal Terra, CNN e UOL