Pesquisadores desenvolvem bateria líquida capaz de armazenar energia solar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Tecnologia poderá ser utilizada em sistemas de aquecimento e de produção de eletricidade

Ricardo Casarin | Portal Solar

Um sistema capaz de armazenar energia solar em uma bateria líquida e convertê-la em eletricidade foi desenvolvido por pesquisadores da Suécia. A pesquisa, desenvolvida pela Universidade de Tecnologia Chalmers, em colaboração com cientistas chineses, poderá resultar em aparelhos eletrônicos automaticamente recarregáveis.

A nova tecnologia é baseado no sistema molecular de armazenamento de energia termo solar (MOST, na sigla em inglês), em que moléculas designadas de carbono, hidrogênio e nitrogênio mudam de forma quando entram em contato com a luz do Sol, tornando-se um isômero rico em energia.

Esse isômero pode ser armazenado em forma líquida para uso futuro, durante a noite, por exemplo. Conforme os especialistas, essa energia poderá ficar guardada por mais de 18 anos.

Um catalisador libera essa energia em forma de calor ao fazer com que a molécula retorne ao seu formato original. Dessa forma, a solução pode ser utilizada em um sistema de aquecimento. Além disso, combinado a um gerador térmico compacto, a tecnologia é capaz de produzir eletricidade.

“Esse sistema possibilita o uso de energia solar para produzir eletricidade independente do clima, hora do dia, estação do ano ou localização geográfica. É uma tecnologia que pode operar sem gerar emissões”, disse o líder da pesquisa e professor do departamento de química e engenharia química da Chalmers, Kasper Moth-Poulsen.

Apesar desse enorme potencial, os cientistas ressaltaram que muita pesquisa e desenvolvimento ainda é necessário para viabilizar o uso comercial dessa tecnologia.