ONS inicia licitação internacional para desenvolvimento de modelos de previsão de geração fotovoltaica

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

MegaWhat
Link para a matéria: https://www.megawhat.energy/noticias/planejamento/151103/ons-inicia-licitacao-internacional-para-desenvolvimento-de-modelos-de-previsao-de-geracao-fotovoltaica?utm_content=261489165&utm_medium=social&utm_source=linkedin&hss_channel=lcp-20554877

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) iniciou o processo de seleção de empresas para uma licitação internacional que busca o desenvolvimento de modelos para previsão de geração solar fotovoltaica, considerando os horizontes de curtíssimo e curto prazo, que se estende desde um dia até um mês à frente.

Com o desenvolvimento do tema, o Operador espera avanços para os processos que contemplem a análise e o tratamento de dados observados e previstos, metodologias de previsão de variáveis meteorológicas, e técnicas de exploração e utilização destes dados.

O subprojeto, denominado Previsão Geração de Fonte Solar, integra a segunda etapa do projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto Meta II que é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com previsão de término até dezembro de 2025. Sua execução contempla um acordo de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial, para promoção do desenvolvimento e a capacitação técnica do setor energético brasileiro.

As empresas interessadas em participar do processo de licitação devem apresentar portifólio comprovando o atendimento de critérios. O prazo estipulado para entrega dos documentos é o dia 11 de setembro de 2023.

Entre os critérios para escolha da contratada está o mínimo de cinco anos de atuação no mercado, experiência em análise, tratamento e preenchimento de dados meteorológicos, solarimétricos e de geração solar fotovoltaica, além de experiência em armazenamento e estruturação de grandes volumes de dados.

A empresa também deverá ter experiência com estudos, desenvolvimento e aplicação de modelos numéricos de previsão do tempo, análise das previsões meteorológicas, e metodologias para previsão de variáveis meteorológicas, bem como em soluções tecnológicas e serviços de consultoria técnica no setor de energia elétrica e fontes intermitentes, especialmente em geração solar fotovoltaica, com competência nacional e/ou internacional.

Na próxima sexta-feira, 25, a partir das 10h30, o Operador realizará uma reunião virtual para esclarecimento de dúvidas das empresas interessadas.