Novos perfis de consumo e oferta de energia são debatidos no Power Future Symposium

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Atender consumidores de energia de modo eficiente e sustentável foram algumas das questões que nortearam o Power Future Symposium – Simpósio Brasileiro Sobre o Futuro da Energia, realizado nesta quarta-feira, 28 de novembro, no auditório do SENAI da Barra do Ceará, em Fortaleza.

O evento reuniu especialistas, profissionais e estudantes para discutir vários aspectos relativos à energia no Brasil e no mundo, abordando desafios e oportunidades diante das transformações tanto do ponto de vista da oferta quanto em relação ao consumo de energia. O simpósio é uma preparação para a próxima edição do All About Energy, que ocorrerá em 2019.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, abriu o evento destacando que o SENAI Ceará oferece atualmente seis cursos ligados à área de energia e essa oferta será ampliada no ano que vem através de uma parceria com a Enel, com a disponibilização de mais de 15 cursos de excelência para a formação de mão-de-obra para a operação de novas tecnologias, especialmente transformadores e medidores inteligentes. Segundo ele, a formação de profissionais para a área é essencial para o desenvolvimento do setor.

Após a abertura, o Diretor Setorial de Tecnologia, Pesquisa e Inovação do CERNE e um dos coordenadores do evento, Olavo Oliveira, deu início à programação de palestras do simpósio, falando sobre o papel e a importância do Nordeste no crescimento da participação das energias renováveis na matriz energética brasileira. Em seguida, o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, fez uma apresentação sobre o futuro da distribuição de energia elétrica e os recursos energéticos distribuídos. Também foram discutidos temas como micro redes, cidades inteligentes e veículos elétricos.

“Nesta edição procuramos abordar as tendências e oportunidades de negócios envolvendo setor energético, bem como novas ferramentas de mobilidade urbana e inovações tecnológicas que irão impactar no consumo e oferta de energia”, explicou Oliveira.

O encontro é realizado pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e a All About Eventos e conta com patrocínio do Banco do Nordeste, do Comitê de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Ceará – SENAI/CE.

Fonte: CERNE Press