MME lança consulta pública para ouvir a sociedade sobre o papel do petróleo e gás natural na transição energética

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Interessados terão 15 dias para enviar as contribuições por meio do portal de consultas do MME, onde estarão disponíveis também estudos e relatórios com dados aprofundados sobre o tema

MME
https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-lanca-consulta-publica-para-ouvir-a-sociedade-sobre-o-papel-do-petroleo-e-gas-natural-na-transicao-energetica

Ministério de Minas e Energia (MME) quer ouvir a sociedade sobre o papel do petróleo e gás natural (O&G) para a transição energética. Por isso, a pasta lançou, nesta sexta-feira (26/04), uma consulta pública para colher sugestões de aprimoramento de políticas públicas relacionadas a esses setores, visando uma transição energética justa, inclusiva e equilibrada.

Os interessados terão 15 dias para enviar as contribuições da consulta pública, que sucede um amplo debate, promovido pelo MME em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, essa nova etapa de discussões certamente dará ainda mais legitimidade ao processo.

“A participação da sociedade nesse processo é muito importante e o evento que nós realizamos nesta semana introduz o assunto de maneira muito transparente. Devemos ter clareza sobre o quanto a exploração, produção, refino e consumo representam das nossas emissões totais e fazer um esforço conjunto para reduzirmos todo esse CO2 que vai para a atmosfera. Mas também é necessário adotarmos práticas mais sustentáveis para a nossa produção agropecuária. Eu tenho certeza que, com o esforço de todos os setores, não apenas iremos zerar as emissões, mas seremos carbono negativo”, reforçou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Durante o evento sobre “Transição Energética Justa, Inclusiva e Equilibrada: Caminhos para o setor de O&G viabilizar a nova economia verde”, o ministério e as instituições parceiras apresentaram estudos e relatórios com dados aprofundados sobre a questão. Todas as apresentações que movimentaram estarão disponíveis no portal de consulta pública do MME.

Nos arquivos, o cidadão vai encontrar os cenários enfrentados pelo Brasil para o cumprimento do Acordo de Paris e o cumprimento de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, bem como o papel do óleo e gás nesse processo.

Acesse aqui e participe da consulta pública

Veja outros de nossos Posts!