Ministério da Infraestrutura recebe proposta para construção do “Porto Potengi”

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Rio Grande do Norte poderá ter, num prazo mínimo de 3 anos, caso o projeto seja aprovado e financiado, um novo porto às margens do Rio Potengi, em Natal. Chamado de Terminal Oceânico do Rio Grande do Norte – Complexo Portuário “Porto Potengi”, o empreendimento deverá custar R$ 6,380 bilhões, conforme projeção do Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia (CERNE).

Esse valor contempla a construção do novo terminal portuário, um corredor logístico com uma terceira ponte sobre o Rio Potengi conectando o Alecrim à zona Norte e ramais ferroviários ligando Natal aos municípios de Assu, Macau, Mossoró, Jucurutu e Caicó. O projeto apresentado pelo Senador Jean Paul Prates em reunião na primeira quinzena de dezembro está sob análise do Ministério da Infraestrutura, comandado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

O projeto prevê a recuperação do mangue do estuário do Rio Potengi, que está em boa parte já degradado; a recuperação do bairro da Ribeira; a construção de uma terceira ponte sobre o rio Potengi, e a concretização de uma conexão direta, por ramal ferroviário, entre o Porto, o Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves (hub de cargas) e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE).

Fonte: Blog do BG com informações da Tribuna do Norte