Meta global de crescimento de energia renovável poderia ser triplicada

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Estudo indica que doze países, incluindo o Brasil, estão adicionando capacidade mais rapidamente que o necessário para cumprir objetivos até 2030

Ricardo Casarin / Portal Solar
Link para a matéria: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/internacional/meta-global-de-crescimento-de-energia-renovavel-poderia-ser-triplicada

A capacidade de produção de energia renovável no mundo está avançando rapidamente e muitos países já poderiam aumentar suas metas de capacidade de geração de energia limpa até 2030, de acordo com uma análise feita pelo think tank de energia Ember.

O novo relatório, chamado “Tracking National Ambition Towards A Global Tripling Of Renewables”, conclui que muitos países já estão no caminho certo para exceder suas metas nacionais e que é possível alcançar uma ambição maior para triplicar as energias renováveis globais.

A análise da Ember conclui que as metas nacionais atuais não levam em conta essa recente aceleração das energias renováveis. Ela constata que 22 países já têm projetos de energia renovável em desenvolvimento suficientes para exceder sua meta para 2030.

Outros 12 países já estão construindo energias renováveis mais rapidamente do que o necessário para cumprir sua meta para 2030, incluindo o Brasil, que deverá instalar quase três vezes mais capacidade renovável em 2023 do que pretende construir a cada ano até 2030. O relatório analisa as metas de energias renováveis de 57 países, mais a União Europeia, que representam coletivamente 90% das emissões globais do setor de energia.

De acordo com essas metas, a capacidade global de energias renováveis atingirá cerca de 7,3 TW em 2030, mais do que dobrando em relação aos 3,4 TW em 2022. Mais de três quartos da capacidade renovável em 2030 serão provenientes de energia solar e eólica.

O atual boom das energias renováveis já está ultrapassando o crescimento planejado pelos governos. O mundo poderia alcançar uma duplicação apenas continuando a implantação alcançada em 2023 durante o restante da década, mas todos os sinais apontam para uma curva de crescimento mais rápida.

A continuidade da taxa de crescimento de 17% – alcançada desde 2016 – durante o restante desta década colocaria o mundo no caminho certo para triplicar as energias renováveis. O ano de 2023 deverá registrar um novo recorde para as energias renováveis, com a Agência Internacional de Energia prevendo 500 GW de acréscimo, um aumento de 71% em relação ao ano anterior.

O crescimento deste ano será dominado pela energia solar, com mais energia solar instalada em 2023 do que toda a capacidade renovável dos EUA. Isso foi possibilitado por um aumento ainda mais rápido na capacidade de fabricação de painéis solares, que dobrou em apenas dois anos e deve ultrapassar 1.000 GW em 2024.

“As metas atuais já estão desatualizadas e devem ser revistas”, diz a analista global da Ember, Katye Altieri. “Os governos ainda não entenderam a revolução que está ocorrendo com as energias renováveis. À medida que nos aproximamos da COP28, os líderes devem estar confiantes em apoiar uma meta global para triplicar as energias renováveis; parece mais possível do que nunca alcançá-la.”