Mercado livre de energia responde por mais de 60% da geração renovável do Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Projetos solares e eólicos registraram crescimento no ambiente, que permite que consumidores escolham a fonte e o fornecedor de eletricidade

Ricardo Casarin | Portal Solar

O mercado livre de energia respondeu por 61% da geração renovável do Brasil em novembro de 2022, mostra levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). O volume se refere a produção das fontes eólica, solar centralizada, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH).

No mesmo período de 2021, a marca era de 50%, demonstrando tendência de alta. O ambiente de contratação livre (ACL), onde fornecedores e consumidores negociam diretamente e é permitido escolher a fonte de energia, responde atualmente por 37% do consumo de eletricidade do País.

A Abraceel destacou o movimento crescente de comercialização de energia solar e eólica no mercado livre. O ambiente foi destino de 57% de toda a produção de energia solar centralizada e de 48% da geração eólica em novembro de 2022, contra 35% e 42%, respectivamente, no ano anterior.