Maio tem a maior expansão da geração em 2022

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fonte eólica responde por 45% dos 2.163 MW ampliados na matriz elétrica este ano

As usinas liberadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para operação comercial em maio totalizaram um aumento de 601,5 megawatts (MW) na potência instalada no Brasil, o melhor resultado mensal alcançado no ano até o momento. Nestes cinco meses, a expansão obtida foi de 2.162 MW.

O incremento verificado em maio foi de 387,2 MW em usinas termelétricas; 144 MW em plantas eólicas; 40,7 MW em usinas solares fotovoltaicas; e 29,5 ME em pequenas centrais hidrelétricas. Houve acréscimos nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.

A expansão da geração este ano ocorreu, até o momento, em 13 estados de quatro regiões brasileiras. A Bahia e o Rio Grande do Norte respondem por 43,9% (950,1 MW) da potência instalada no Brasil em 2022.

Indicadores Cerne

O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) disponibiliza em seu site um painel completo com dados do setor elétrico brasileiro. São indicadores que apresentam números relativos à produção e geração de energia eólica e solar fotovoltaica, além de gráficos sobre o preço de venda por leilão e informações acerca da matriz elétrica nos municípios de todos os estados brasileiros

Os indicadores têm como fontes os principais órgãos do setor elétrico (Aneel, CCEE, ONS, etc) e são fornecidos exclusivamente pelo CERNE para consulta pública. Os dados são atualizados constantemente.