Lançamento do CERNE no Piauí é marcado por debates sobre transição energética

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O evento aconteceu na capital do Estado e contou com a participação de políticos e representantes do setor

A cerimônia de lançamento do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) no Piauí foi marcada por uma série de debates a respeito do atual cenário da transição energética naquele Estado. O evento foi promovido em parceria com a Câmara dos Deputados, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e o Investe Piauí.

Ocorrido no auditório da sede da FIEPI, em Teresina, o encontro contou com a participação do governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, e dos deputados federais Jadyel Alencar e Arnaldo Jardim, além do presidente do CERNE, Darlan Santos, empresários, secretários de Estado e representantes do setor.

Divididos em duas mesas redondas, os debates deram ênfase aos desafios e oportunidades apresentadas pela transição energética no Piauí, com destaque para as oportunidades trazidas pela industrialização da cadeia de produção de hidrogênio verde. “Precisamos acelerar a transição energética nas nossas grandes companhias nacionais”, destacou o governador, Rafael Fonteles.

Durante as discussões, o presidente do CERNE, Darlan Santos, ressaltou a importância da capacitação de profissionais para atuar no setor energético. Darlan lembrou dos primeiros leilões do mercado regulado, quando um dos principais empecilhos para a instalação dos projetos no Brasil foi a falta de mão de obra especializada. “Encontrar mão de obra local minimamente qualificada para a execução dos projetos foi um dos maiores gargalos no período”, afirmou.

Darlan Santos destacou que é necessário se antecipar nessa questão para que o problema não se repita no momento em que projetos ligados a hidrogênio comecem a serem colocados em prática. “Quando falamos em hidrogênio, que é a pauta do momento, existe toda uma visão diferente e uma necessidade específica que precisa ser trabalhada e o momento para fazer isso é agora”.

A cerimônia pode ser conferida na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=U8MnwzfIoFs