Irena: mesmo com incertezas, renováveis cresceram 9,1% em 2021

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Juntas, solar e eólica contribuíram com 88% para a participação da nova capacidade renovável no ano

AGÊNCIA CANAL ENERGIA

Dados divulgados pela Agência Internacional de Energia Renovável mostram que a energia renovável continuou a crescer e ganhar impulso, apesar das incertezas globais. Até o final de 2021, a capacidade global de geração renovável totalizou 3.064 GW, aumentando o estoque de energia renovável em 9,1%.

Embora a energia hidrelétrica represente a maior parte da capacidade total global de geração renovável com 1.230 GW, as estatísticas da Irena 2022 mostram que a energia solar e a eólica continuaram a dominar. Juntas, as tecnologias contribuíram com 88% para a participação de toda a nova adição renovável em 2021. A solar liderou com um aumento de 19%, seguida pela energia eólica, que aumentou sua capacidade de geração em 13%.

De acordo com o diretor-geral da Irena, Francesco La Camera, o progresso contínuo é outro testemunho da resiliência das energias renováveis. Para ele, o forte desempenho no ano passado representa mais oportunidades para os países colherem os múltiplos benefícios socioeconômicos das energias renováveis. No entanto, apesar da tendência global encorajadora, o novo World Energy Transitions Outlook mostra que a transição energética está longe de ser rápida ou ampla o suficiente para evitar as terríveis consequências das mudanças climáticas.

Cerca de 60% do que entrou em 2021 foi adicionado na Ásia, resultando em um total de 1,46 TW de renováveis até o ano. A China foi o maior contribuinte, adicionando 121 GW ao continente. A Europa e a América do Norte – lideradas pelos EUA – ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com a primeira somando 39 GW e a segunda 38 GW. A capacidade de energia renovável cresceu 3,9% na África e 3,3% na América Central e no Caribe. Apesar de representar um crescimento estável, o ritmo em ambas as regiões é muito mais lento do que a média global, indicando a necessidade de uma cooperação internacional mais forte para otimizar os mercados de eletricidade e impulsionar investimentos maciços nessas regiões.

A expansão eólica continuou a um ritmo mais baixo em 2021 em relação a 2020, com mais 93 GW em comparação com os 111 GW no ano anterior. Na bioenergia, a expansão da capacidade líquida aumentou em 2021, com a adição de 10,3 GW contra 9,1 GW em 2020. A fonte geotérmica teve um crescimento excepcional em 2021, com 1,6 GW adicionados e a capacidade fora da rede cresceu 4%, indo a 466 MW em 2021 para atingir 11,2 GW.

Veja outros de nossos Posts!