Search
Close this search box.

Instalação da 1ª usina piloto de H2V é tema de reunião entre CERNE e Idema 

O Presidente do CERNE, Darlan Santos, e o Secretário Geral, Edmilson Cinquini, se reuniram com a representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Ana Catarina Medeiros, para tratar de ações referentes ao projeto de instalação da primeira usina piloto para a produção Hidrogênio Verde (H2V) no Rio Grande do Norte.

O projeto de pesquisa e desenvolvimento assinado entre as empresas CPFL Renováveis e Mizu Cimentos tem como foco a produção e consumo de H2V para a indústria de cimentos. O CERNE é um dos mentores da iniciativa e oferece apoio estratégico para a viabilização da instalação. 

O hidrogênio verde, produzido a partir da eletrólise e energia renovável, vem se destacando como um possível aliado na transição energética global podendo representar uma alternativa aos combustíveis fósseis.  

A iniciativa prevê a produção do hidrogênio com zero emissões a partir de uma tecnologia chamada ‘eletrolisador’ – responsável por um processo que separa a água (H₂O) em hidrogênio (H₂) e oxigênio (O₂) usando eletricidade – e fornecê-lo como uma alternativa sustentável para substituir os combustíveis fósseis na produção de cimento.

Tags:

Compartilhe: