Governadora do RN faz homenagem ao CERNE durante Fórum Nacional Eólico

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Governadora Fátima Bezerra esteve presente ao evento e destacou o papel fundamental do CERNE para o desenvolvimento das energias renováveis

Na tarde desta quinta-feira (01/06), seguindo a programação do 15º Fórum Nacional Eólico, a Governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra relacionou os principais pontos sobre a atual situação das renováveis no Rio Grande do Norte.

Durante o discurso, a Governadora do Rio Grande do Norte destacou a contribuição do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) para o desenvolvimento do setor eólico do Rio Grande do Norte. “O Rio Grande do Norte deve ser grato ao CERNE, pois vocês não desistiram. Sonharam, lutaram e colocaram o Rio Grande do Norte e consequentemente o Brasil no ranking eólico mundial”, afirmou.

Fátima Bezerra também ressaltou a importância da realização do Fórum Nacional Eólico, sendo o palco de diversos debates que resultaram em ações importantes para o setor renovável, como, por exemplo, a assinatura da Carta dos Ventos. “Esse documento teve papel fundamental para a arrancada do setor eólico brasileiro”.

“Aqui tem a melhor qualidade de recursos eólicos do mundo”. Sobre a atual situação eólica do Rio Grande do Norte, a Governadora destacou que o Estado conta com diversos projetos contratados que juntos somam mais de R$ 30 bilhões, com a expectativa de que, até 2027, o RN atinja a marca de 13,5 GW de potência instalada.

Em relação a aliança do Consórcio Nordeste, a Governadora Fátima Bezerra afirmou que uma das prioridades do grupo, junto ao Governo Federal, será a realização de novos leilões de transmissão, ainda este ano, com foco na região.

Compuseram a mesa, ao lado da Governadora do RN, Fátima Bezerra, o Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos; o Secretário de Desenvolvimento do RN, Jaime Calado; e o Sócio-Diretor da empresa Viex, Rodrigo Carvalho.