Geração eólica alcança recordes no início de julho

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Apenas nos quatro primeiros dias de julho, geração de energia eólica atingiu 17.110 MW, 24,3% da demanda total do SIN

Millena Brasil / Agência EPBR
Link para a matéria: https://epbr.com.br/geracao-eolica-alcanca-recordes-no-inicio-de-julho-conheca-os-maiores-parques/

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam recorde de produção de energia eólica no Brasil para o segundo semestre de 2023. Nos quatro primeiros dias de julho, a geração da fonte renovável atingiu 17.110 MW, representando 24,3% da demanda total do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo o ONS, na última terça (4/7), às 22h55, a geração instantânea e média de eólica no SIN chegou a 19.720 MW, o maior índice registrado este ano. O número equivale a 27,8% da demanda naquele minuto de carga nacional, mais de um quarto da carga total do sistema.

No dia 3 de julho, apenas a região Nordeste alcançou 17.135 MW e, dentro de 24 horas, superou 18.401 MW na produção de energia eólica, correspondendo a 149,1% da demanda do subsistema.

Isso significa que, durante esse período, a carga do submercado poderia ser totalmente suprida pela energia limpa gerada, com uma capacidade excedente.

“A região tem os potenciais naturais para se tornar o grande celeiro das energias limpas e renováveis do mundo”, afirma o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira.

“Estamos trabalhando para fortalecer marcos legais e regulações; atrair investimentos, a fim de gerar energias renováveis e desenvolvimento, além de oportunidades que beneficiem a nossa população”, completa.