Geração de energia renovável ultrapassa 92% do total de eletricidade produzida no Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Resultado recorde leva em conta a produção de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Vanessa Loiola | Portal Solar

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou que a geração renovável bateu recorde no Brasil em 2022, ultrapassando 92% de participação no total gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). O montante leva em conta a produção de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Esse resultado é o maior dos últimos 10 anos, superando 2020, quando a representatividade da geração de energia renovável foi de 87,3%. Em 2013, a participação foi de 81,8%.

Ainda de acordo com o relatório, as fontes produziram quase 62 mil megawatts médios de energia, um reflexo do cenário hídrico climático mais favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios de água, e da expansão das usinas movidas pelo vento e pelo sol.

“Este é o resultado de uma matriz energética diversificada, característica que nos coloca à frente de quase todos os outros países. Além de ser um ganho imensurável para o meio ambiente, essa característica nos traz uma série de oportunidades em novos mercados, como o de créditos de carbono e de hidrogênio renovável, que vão gerar benefícios para a sociedade nos próximos anos”, avaliou o presidente do Conselho de Administração da CCEE, a Rui Altieri.