FURNAS faz certame para compra de energia incentivada no ACL

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Eólica e solar são disponibilizadas

Valor Econômico – FURNAS, uma das empresas do Grupo Eletrobras, vai realizar pela primeira vez um leilão para compra de longo prazo de energia elétrica incentivada de novos empreendimentos de fontes eólica e solar no Ambiente de Contratação Livre – ACL.

O certame, marcado para 12 de novembro é exclusivo para agentes geradores, dando continuidade à estratégia da empresa de promover a expansão do setor elétrico brasileiro por meio do incentivo direto à construção de novos empreendimentos.

O leilão é uma oportunidade para empreendedores viabilizarem projetos de fontes eólica e solar, dado o longo prazo dos contratos e o perfil “investment grade” da empresa. Além disso, leva em consideração o quadro legal introduzido por Medida Provisória [998/2020], que prevê o fim dos incentivos às fontes eólicas e solar, observados alguns prazos de carência. A energia vendida para FURNAS, a partir do leilão, necessariamente ainda fará jus aos incentivos.

“Os empreendedores geradores interessados em vender energia para FURNAS farão ofertas para quatro produtos: duas entregas de energia eólica e duas de solar nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste de 2024 a 2038”, explicou o Gerente de Comercialização de FURNAS, Rodrigo Nascimento Marques. “A demanda total e por produto vai depender da oferta que teremos durante o leilão”, complementou.

O edital estará disponível no site da empresa a partir de hoje (17). O envio dos termos de adesão e documentos de habilitação das empresas geradoras interessadas vai até 23 de outurbro. Poderão participar do leilão Sociedade de Propósitos Específicos – SPEs, subsidiárias integrais e consórcios. Os interessados deverão ter histórico positivo na implantação de empreendimentos e demonstrar parâmetros econômico-financeiros saudáveis.

“A partir das mudanças no setor elétrico que deram mais dinamismo ao ACL, esse tipo de estratégia de comercialização de energia passa a ser considerada uma tendência também para FURNAS. Nossa intenção é fazer bons negócios com a revenda de energia e ajudar na expansão do setor elétrico, mesmo sem participar diretamente da construção de novos empreendimentos “, finaliza Marques.