Fórum Nacional Eólico debate infraestrutura de transmissão no Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Especialistas alertam para possível entrave no Rio Grande do Norte, em relação à conexão de projetos

O segundo dia do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos foi aberto, nesta quinta-feira (01/06), em Natal/RN, com um debate sobre a infraestrutura de transmissão no Brasil. O Painel contou com a mediação do Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos.

Participaram do debate, a sócia da empresa Mattos Filho, Sofia Peres Barbosa; o diretor executivo do instituto ABRATE, Marcus Nascimento; e o Coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado do Rio Grande do Norte e Gestor de projetos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC), Hugo Fonseca.

Durante sua participação, a sócia da Mattos Filho, Sofia Peres Barbosa destacou a publicação Lei nº 14.120 de 2021, que previa o desconto na TUST e a dispensa da exigência pela Aneel de informação de acesso para as solicitações de outorgas protocoladas na agência até o início de março de 2022, gerando um aumento significativo no número de pedidos de outorga. Segundo Sofia Barbosa, em apenas dois dias, mais de 700 pedidos foram protocolados, o que significaria comprimir 13,5 anos de expansão de transmissão em apenas 4 anos.

A sócia da Mattos Filho ressaltou a expectativa de realização de 3 leilões de transmissão, com previsão de investimentos em R$ 56 bilhões. O primeiro deles, anunciado no último dia 31 de maio pela ANEEL, deve ocorrer no próximo dia 30 de junho, onde serão licitadas as concessões para a construção e manutenção de mais de 6 mil KM de linhas de transmissão.

“Não existe transição energética sem a transmissão no mundo”, é o que afirmou o diretor executivo do Instituto ABRATE, Marcus Nascimento, ao iniciar sua fala. “Os estudos e cenários de planejamento energético apontam que investir na infraestrutura de transmissão é fator crucial para o sucesso da integração de geração renovável e da transição energética, com competitividade e confiabilidade”.

De acordo com Nascimento, o plano é aumentar em 70% a capacidade de integração renovável, com foco no potencial eólico e solar até 2033.

Já o coordenador de desenvolvimento energético do RN e gestor de projetos da SEDEC, Hugo Fonseca, voltou sua apresentação para a situação do sistema elétrico do Rio Grande do Norte. Segundo Fonseca, atualmente o RN possui 9,4 GW de projetos eólicos e solares em diferentes estágios de desenvolvimento, o que representam investimentos da ordem de R$ 65 bilhões.

De acordo com Fonseca, o Rio Grande do Norte enfrenta um entrave em relação à conexão de projetos de geração no Sistema Interligado Nacional. Para o representante do governo do RN, a solução estrutural consiste em reforços e obras no sistema elétrico conforme indicado em estudos técnicos apresentados por órgãos competentes. “A realização de obras de expansão de transmissão no Estado é de fundamental importância para a viabilização de novos empreendimentos de geração no estado”, afirmou.

A 15ª edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos é uma realização do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), em parceria com a empresa brasileira especializada na realização de conferências, cursos e eventos, VIEX.

A programação se estende até as 18h desta quinta-feira (01/06), na Arena das Dunas, em Natal. Mais informações podem ser acessadas pelo site https://www.viex-americas.com/eventos/forum-nacional-eolico/