Fórum Nacional Eólico 2023 encerra com legado de importantes debates voltados para o setor renovável brasileiro

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Ao todo, foram 10 painéis apresentando as principais atualizações do mercado eólico brasileiro

Após dois dias marcados por importantes debates para o setor eólico brasileiro, foi encerrada no fim da tarde desta quinta-feira (01/06), a 15ª edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos.

Retomando o formato presencial após o fim da pandemia da Covid-19, o evento contou com 10 painéis, que abordaram temas como as perspectivas para o mercado de energia eólica offshore no Brasil; gestão de componentes socioambientais em empreendimentos eólicos; infraestrutura de transmissão; e o papel dos renováveis na transição energética.

O último debate do evento ficou a cargo do Gerente de Negócios de Energia da Dois A Energia, André Medeiros Fuly; e da Gerente de Sustentabilidade da Eolus Consultoria, Livia Tavares Ornellas. A mediação foi realizada pelo Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Augusto César Fialho Wanderley.

Os participantes debateram sobre repotenciação e descomissionamento de parques, que são os processos correspondentes ao término da vida útil do empreendimento, para a mitigação de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas.

A 15ª edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos foi uma realização do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), em parceria com a empresa brasileira especializada na realização de conferências, cursos e eventos, VIEX.