Estudo define viabilidade para projeto de reestruturação do porto de Natal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O estudo referente ao projeto, idealizado pelo CERNE, foi apresentado durante o 1º Fórum CNT de debates

O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), representado pelo Diretor-Presidente, Darlan Santos, junto do Coordenador de Relações Institucionais, Thiago Medeiros, participou do 1º Fórum CNT de debates, promovido pela Confederação Nacional do Transporte, em parceria com o SEST SENAT e com o Instituto de Transporte e Logística (ITL). O encontro marcou a entrega da primeira fase do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA do projeto de reestruturação do Porto do Potengi idealizado pelo CERNE.

A elaboração do EVTEA é dividida em 3 fases. O resultado da primeira fase, referente ao Porto de Natal, mostra uma indicação positiva para viabilidade financeira do projeto, apontando que a margem esquerda do rio Potengi teria a possibilidade de receber o investimento associando adequação ambiental e financeira para o projeto.

As outras 2 etapas a serem executadas são referentes aos estudos de viabilidade do modal rodoviário e ferroviário, como meios de escoamento para o Porto de Natal.

O projeto de reestruturação do Porto do Potengi foi idealizado pelo CERNE, em conjunto com o escritório de arquitetura italiano Catutti. Os debates sobre a possibilidade da elaboração do projeto foram iniciados em 2015.

A primeira etapa do Estudo de Viabilidade foi executada por consórcio de empresas especialistas sobre o tema, liderado pela Dux Consultoria, uma empresa com experiência relevante em projetos dessa natureza, após um processo de licitação realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT)