Eólica offshore crescerá sete vezes até 2032, prevê Woodmac

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Pelo menos 30 países devem adicionar capacidade na próxima década; Europa e China responderão por 81% das adições

Nayara Machado | Agência EPBR
Link para a matéria: https://epbr.com.br/capacidade-eolica-offshore-crescera-sete-vezes-ate-2032-preve-woodmac/

A próxima década deve experimentar a intensificação das instalações de energia eólica offshore, à medida que o setor amadurece e a inovação tecnológica e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos ajudam a tornar os projetos no mar mais acessíveis, aponta uma análise da Wood Mackenzie.

A previsão é que a indústria eólica offshore global cresça sete vezes até 2032.

Pelo menos 30 países devem adicionar capacidade na próxima década, mas a concentração deve ficar por conta de Europa e China, que respondem por 81% das adições, nas perspectivas da Woodmac.

Em 2021, Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, em inglês) e Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) assinaram o Pacto de Energia da ONU com compromisso de impulsionar a implantação de 2 terawatts (TW) de eólica offshore até 2050.

O volume corresponde à quantidade indicada como necessária para descarbonizar a energia nos roteiros de emissões líquidas zero.

Isso requer um grande aumento nas instalações, com 35 GW de energia eólica offshore a serem adicionados anualmente na próxima década, começando com um total global de pouco mais de 60 GW hoje. Até agora, apenas a China demonstrou capacidade de fornecer nessa escala e velocidade, segundo o GWEC.