Energia solar: usinas centralizadas ultrapassam os 5% na matriz elétrica brasileira, com 10,4 GW instalados

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Feito ocorreu em agosto, quando 744,7 MW entraram em operação em usinas dessa fonte

ANEEL
Link para a matéria: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2023/energia-solar-usinas-centralizadas-ultrapassam-os-5-na-matriz-eletrica-brasileira-com-10-4-gw-instalados

O Brasil encerrou agosto com mais uma demonstração do avanço da energia solar: de acordo com o Sistema de Informações de Geração da ANEEL, produzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica, as usinas solares alcançaram em 31/8 os 10,4 gigawatts (GW) de capacidade instalada, chegando a 5,27% da potência outorgada total (de 195,6 GW). No fim de agosto, havia 18,1 mil unidades de centrais geradoras solares fotovoltaicas em operação – contabilizadas aí apenas aquelas centralizadas, que podem ser despachadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Somente durante o mês, 15 usinas de fonte solar entraram em operação, totalizando 744,7 megawatts (MW).

Minas Gerais é o estado com maior número de empreendimentos solares fotovoltaicos, com 101 unidades e 3,6 GW de potência outorgada. Também ultrapassam 1 GW de capacidade decorrente de fonte solar os estados da Bahia (71 unidades, 2,1 GW) e do Piauí (50 unidades, 1,5 GW).

Micro e minigeração distribuída: 23,4 GW instalados e 3 milhões de unidades consumidoras beneficiadas

Outra modalidade de geração a partir de fonte solar também apresenta crescimento acelerado: a micro e minigeração distribuída. De acordo com o painel de monitoramento disponível no portal da ANEEL, há 2,1 milhões de sistemas com painéis solares instalados no país, com 23,5 GW em potência instalada. Esses sistemas beneficiam mais de 3 milhões de unidades consumidoras com créditos que compensam parcial em totalmente o uso da energia elétrica contabilizado na fatura mensal. Saiba mais sobre o tema.

O estado com maior potência instalada em micro e minigeração distribuída de fonte solar é São Paulo (339 mil sistemas, 3,2 GW instalados), seguido por Minas Gerais (256 mil sistemas, 3,1 GW) e Rio Grande do Sul (271 mil sistemas, 2,4 GW). Somente em 2023, 446,9 mil sistemas foram instalados em todo o país, com uma oferta de 5,3 GW.