Energia renovável é assunto do Estúdio News desta semana

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como a força do vento chega às nossas casas em forma de energia elétrica

Link para a matéria: https://noticias.r7.com/brasil/energia-renovavel-e-assunto-do-estudio-news-desta-semana-05012023

O Estúdio News desse sábado (7) explica como a força do vento é capaz de chegar às nossas casas em forma de energia elétrica. A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum, diz como é feito o processo de transformação dentro das turbinas eólicas, confundidas muitas vezes com um cata-vento.

“A região do Nordeste é uma grande produtora de energia eólica, uma energia elétrica que é produzida a partir da força dos ventos. O vento entra em contato com a turbina eólica, que não é um cata-vento, e as pás dessas turbinas eólicas movimentam um motor que está dentro delas”, explica Elbia.

O diretor-presidente do CERNE, Darlan Santos, explica as diferenças que existem entre a energia eólica e outras fontes de energia, além dos impactos gerados por essa fonte de energia, que trazem grande contribuição para o sistema.

“A energia eólica é complementar à rede. A diferença básica, por exemplo, entre a fonte hídrica e a eólica é que a hídrica traz uma geração constante, enquanto a eólica, como outras fontes, a solar por exemplo, trabalha em função da velocidade do vento”, esclarece Darlan.

“Nos leilões que ocorrem no país, a energia eólica sempre vem de uma forma muito competitiva e isso acaba na ponta, trazendo grandes benefícios para o consumidor final, da forma de trazer um custo tarifário mais adequado à população”, afirma o porta-voz do CERNE.

Potencial do Nordeste

A maior quantidade de aerogeradores e de parques se concentram na região Nordeste devido a algumas características específicas dessa região. A velocidade dos ventos, por exemplo, é a faixa ideal para produção de energia eólica e um dos motivos que têm atraído o interesse de investidores.

Darlan cita uma segunda característica importante que é a possibilidade de construção dos parques tanto no litoral como também no interior de vários estados da região.

“Agora, há uma terceira fronteira que está se colocando aqui para a região que são dos parques eólicos em mar, os parques eólicos offshore, que também têm apresentado grande potencial e atraído um número expressivo de investidores”, diz.

O Brasil tem o sistema elétrico com mais de 100 anos, portanto domina a estrutura de distribuição e de transformação, de produzir a energia, transformar essa energia e distribuir para os consumidores. Elbia diz que o sistema é muito similar às estradas do Brasil.

“Nós temos muitas estradas para o transporte de cargas e também para que a população se mova de um local para o outro, fazendo uma analogia, as linhas de transmissão são como estradas que nós utilizamos para transmitir e distribuir a energia para a população”, conclui a executiva.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.