Search
Close this search box.

Em reunião promovida pelo CERNE, Governo do RN e setor privado discutem impactos socioambientais das energias renováveis

Em reunião promovida pelo CERNE, representantes do Governo do Rio Grande do Norte e empresas do setor de energia renovável debateram os principais impactos socioambientais enfrentados no estado. Durante o encontro, foram alinhadas estratégias mitigadoras para serem implementadas de forma integrada e colaborativa, reforçando a importância do diálogo entre governo, iniciativa privada e sociedade civil.

O presidente do CERNE, Darlan Santos, destacou a necessidade de desenvolver projetos a curto, médio e longo prazo, incluindo o mapeamento das iniciativas sociais apoiadas por empresas no estado. Segundo ele, o estudo visa diagnosticar e evidenciar os impactos positivos gerados nas comunidades locais, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Darlan Santos também propôs a elaboração de projetos voltados para a segurança das comunidades e dos parques eólicos no Rio Grande do Norte. Além disso, sugeriu que o Governo do RN e o setor privado trabalhem juntos na criação de um plano bianual, no qual, a cada dois anos, sejam desenvolvidos projetos sociais focados em áreas específicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa busca concentrar esforços para ampliar o impacto das ações em campos estratégicos e promover maior integração entre os envolvidos.

Participantes da reunião

Estiveram presentes representantes do Governo do RN, como Adriano Gadelha (Secretário Extraordinário de Governo e Relações Institucionais), Hugo Fonseca (Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico), Cícero Araújo (Secretário Adjunto de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar), Auricelio Costa (Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Robson Henrique (Coordenador da SEMARH). Werner Farkatt, diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), também participou do encontro.

Do setor privado, marcaram presença Oziani Moraes (EDP Energia), Sérgio Teixeira (Serveng), Sebastião Arcanjo (CPFL Renováveis), além de Priscilla Simonetti, Clécio Maynard e Júlio Machado (Neoenergia) e Felipe Vieira (Abeeólica).

Tags:

Compartilhe: