Elas no Controle: equipe 100% feminina coordena a operação do SIN pela primeira vez

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quatro mulheres foram as responsáveis por comandar as operações do sistema elétrico brasileiro em mais da metade do território nacional no turno das 6h às 14h

MME
Link para a matéria: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/elas-no-controle-equipe-100-feminina-coordena-a-operacao-do-sin-pela-primeira-vez

Esta terça-feira, 16 de janeiro de 2023, ficará marcada na história como o primeiro dia em que uma equipe 100% feminina cobriu um turno de monitoramento do Sistema Interligado Nacional (SIN). Um time de quatro mulheres do Operador Nacional do Sistema (ONS) foram as responsáveis pelo monitoramento das regiões Norte e Centro-Oeste, das 6h às 14h, na sede do operador em Brasília.

As operadoras assumiram o comando das instalações de geração e transmissão de energia elétrica para garantir o pleno atendimento à carga de forma otimizada e segura. A operação monitorou mais da metade do território nacional, em 10 estados e no Distrito Federal.

O diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, comemora a representatividade feminina. Para ele, é preciso incentivar a busca por representatividade. “Não é apenas uma conquista do ONS, mas também um exemplo que essas profissionais estão levando a outras mulheres, que podem conquistar espaços nas empresas e no setor elétrico. As capacidades, competências e visão de mundo de cada uma dessas funcionárias contribuem para o nosso trabalho”, afirma.

“Esse é um momento muito importante e pode ser um incentivo para trazer novas meninas e mulheres para se interessarem pela área. Assim, elas vão poder assumir essa função de levar energia para todo o Brasil”, conta Wanessa Santos, coordenadora de monitoramento das regiões Norte e Centro-Oeste. Em todo o Brasil, o ONS possui cinco centros de operação e uma equipe de 142 colaboradores para cumprir os turnos, sendo 21 mulheres. De acordo com o órgão, a participação feminina está em crescimento nos últimos anos.

Mulheres no MME

Atualmente, as mulheres representam quase 40% dos cargos de liderança do Ministério de Minas e Energia. O percentual é o dobro da realidade encontrada nos setores de minas e energia (cerca de 20%). O trabalho realizado pelo MME com os setores é para que esse número cresça. Em 2023, foi estruturada uma Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPD) que é responsável pelo Comitê Permanente para as Questões de Gênero, Raça e Diversidade do MME e Entidades Vinculadas (Cogemmev) e está construindo, junto ao Comitê, uma política voltada para diversidade.