Crise climática pode causar prejuízos de US$ 12,5 tri até 2050

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Análise do Fórum Econômico Mundial alerta que desastres naturais intensificados pelo clima podem resultar em 14,5 milhões de mortes

Agência EPBR
Link para a matéria: https://epbr.com.br/crise-climatica-pode-causar-prejuizos-de-us-125-tri-ate-2050/

Relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF, em inglês) publicado hoje (16/1) alerta que até 2050 as mudanças climáticas podem causar 14,5 milhões de mortes e US$ 12,5 trilhões em perdas econômicas em todo o mundo.

O documento chega durante a reunião anual do WEF em Davos, na Suíça, que reúne, até sexta-feira (19), líderes globais, empresários e grupos da sociedade civil para discutir a agenda econômica internacional.

A crise climática já é apontada por especialistas como o maior risco global da década. No entanto, o relatório do WEF afirma que ainda há tempo para os interessados adotarem ações decisivas e estratégicas para contrapor essas previsões e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

“Embora tenha havido muita discussão sobre o impacto das mudanças climáticas na natureza e na economia global, algumas das consequências mais urgentes das crescentes temperaturas da Terra serão na saúde humana e no sistema de saúde global”, comenta Shyam Bishen, chefe do Centro de Saúde e Cuidados com a Saúde e membro do Comitê Executivo do WEF.

“Os progressos recentes serão perdidos, a menos que as medidas críticas de redução de emissões e mitigação sejam aprimoradas, e ações globais decisivas sejam tomadas para construir sistemas de saúde resilientes e adaptáveis às mudanças climáticas.”