Contratação de solar e eólica no ACL caiu 30% em 2022, diz consultoria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Estudo elaborado pela Cela mostra que embora volume contratado tenha sido menor, mercado teve número maior de contratos no período

Pedro Aurélio Teixeira | Canal Energia

Link para a matéria: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53240860/contratacao-de-solar-e-eolica-no-acl-caiu-30-em-2022-diz-consultoria

O volume de energia solar e eólica contratada no Ambiente de Contratação Livre no Brasil em 2022 caiu 30% na comparação com o montante negociado no exercício anterior, conforme mostra estudo divulgado este mês pela consultoria Clean Energy Latin America. A proposta do estudo, que ouviu entre janeiro e março de 2023 as principais geradoras de renováveis com informações de contratos de longo prazo, é trazer um panorama do segmento de PPAs de solar e eólica no ACL.

O motivo da queda nos contratos está ligado, de acordo com análise da consultoria, a queda nos preços da energia de curto prazo, aumento nas taxas de juros e elevação do capex nos empreendimentos de geração centralizada com as fontes renováveis. Isso levou a retração da contratação de energia no longo prazo no ambiente livre. Embora o volume contratado tenha sido menor em 2022, o mercado registrou um número maior de contratos no período, saltando de 15 PPAs assinados em 2021 para 22 PPAs celebrados em 2022, que equivalem a 516 MW med contratados.

O estudo traz os PPAs assinados entre janeiro e dezembro de 2022, além de análises históricas coletadas nos últimos seis anos pela consultoria junto às empresas, que somam 111 PPAs de longo prazo de eólica e solar no ACL, equivalente a 3.093 MW med contratados. Desses, 75 são PPAs de solar e 36 são PPAs de eólica; 2.008 MW med de solar e 1.086 MW med de eólica.