Consumo de energia solar no Brasil teve aumento de 30% de gigawatts em relação ao segundo semestre de 2021

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A expectativa é que 2022 termine como o ano de maior crescimento do mercado em uma década e de geração de empregos no setor – espera-se que surjam mais 350 mil vagas na área.

Gabriel Senna | Bom Dia Brasil, portal G1

A geração de energia solar tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica está prevendo para este ano o maior crescimento do mercado em uma década.

Entre janeiro e junho deste ano, houve um aumento de 30% de gigawatts instalados em relação ao segundo semestre do ano passado.

A expectativa é que 2022 termine como o ano de maior crescimento do mercado e de geração de empregos no setor.

“A projeção que temos é que vamos terminar o ano com quase o dobro do que a gente tinha de geração própria instalada em nosso país. E quem vai ganhar com isso é a sociedade – tanto em atração de investimentos, quanto nos mais de 350 mil empregos que o setor deverá gerar para o Brasil somente em 2022”, afirmou a vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Bárbara Rubim.

Ainda de acordo com a associação do setor, três fatores ajudam a explicar esse crescimento:

– O preço da energia elétrica;
– A maior oferta de financiamento para comprar o sistema de geração de energia solar;
– Custo-benefício: em cerca de cinco anos, é possível recuperar o dinheiro investido.

O técnico em edificações Flávio Lemos é um dos consumidores que optou por esse tipo de energia

Ele chegou a pagar R$ 500 de conta de luz. Hoje, coma energia solar, paga apenas a taxa mínima exigida pela companhia elétrica – pouco mais de R$ 60.

“É o suficiente para atender o chuveiro elétrico, toda a iluminação da casa e garagem. Outra coisa é que passamos a usar mais essas fritadeiras elétricas. É muito tranquilo”.

Dono de uma loja de painéis solares em Belo Horizonte, o empresário Fabiano de Paula viu as vendas aumentarem em 20% em 2022. Para atender a demanda, ele contratou mais quatro funcionários.

“A conta de luz aumenta no Kilowatt e nas bandeiras tarifárias. As pessoas se assustam porque o valor da conta pula de um mês para o outro. Com a energia solar, o consumidor fica blindado desses aumentos”.

Os especialistas afirmam que o sistema de energia solar sura pelo menos 25 anos e que ajuda a valorizar o imóvel onde a instalação foi feita.