Consórcio faz estudo de viabilidade para expansão do Porto de Natal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Primeira etapa do estudo deverá durar pelo menos seis meses

Agora RN
Link para a matéria: https://agorarn.com.br/ultimas/consorcio-faz-estudo-de-viabilidade-para-expansao-do-porto-de-natal/

Um consórcio contratado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) começou os estudos para verificar se há viabilidade técnica, econômica e ambiental na construção do “Porto Potengi”, projeto de um novo complexo portuário na margem esquerda do rio Potengi.

O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) apresentou o projeto conceitual de reestruturação do Porto de Natal em 2015. O projeto é fruto da parceria entre o Cerne e o Studio Catucci, e foi coordenada pelo então presidente do Centro, Jean Paul Prates, atual presidente da Petrobras.

Em 2022, a CNT, em parceria com o mandato do senador Jean, decidiu aprofundar o projeto conceitual tendo em vista a preocupação com o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de logística de transporte do Brasil.

A primeira etapa do estudo deverá durar pelo menos seis meses e terá na sua execução um consórcio liderado pela Dux Consultoria, uma empresa com larga experiência em projetos dessa natureza.

Em breve, o consórcio estará em Natal para realizar pesquisas, entrevistas e visitas às entidades do setor produtivo, órgãos ambientais, empresas e também ao Porto de Natal, dirigido pela Companhia Docas do RN (Codern).

O novo projeto portuário é tratado como expansão do Porto de Natal, que enfrenta dificuldades de operação. “O estudo de viabilidade do Porto Potengi é fundamental para que o Porto de Natal não fique a ver navios”, comentou Jean Paul Prates, idealizador da proposta.

O complexo portuário Porto Potengi prevê a recuperação do mangue do estuário, que está em boa parte já degradado; a recuperação do bairro da Ribeira; a construção de uma terceira ponte sobre o rio Potengi, e a concretização de uma conexão direta, por ramal ferroviário, entre o Porto, o Aeroporto (hub de cargas) e a Zona de Processamento de Exportações – ZPE.