Conheça as principais vantagens da Energia Eólica

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Considerada 100% limpa, a energia eólica traz benefícios econômicos, ambientais e sociais

Por definição, a energia eólica é um tipo de energia obtida a partir do vento. Ela é considerada 100% limpa pois não polui o meio ambiente durante o processo de geração de energia e é renovável, já que tem como fonte um recurso inesgotável. 

Além disso, a energia eólica é considerada uma fonte alternativa de energia, assim como a solar, de biomassa e PCHs, pois complementa o sistema de geração de energia do país e reduz a dependência das fontes hídricas. Isso é importante especialmente porque em períodos de escassez hídrica os níveis dos reservatórios ficam mais baixos, então é necessário recorrer a outras fontes de energia para garantir o fornecimento para todo o país.

O uso da energia eólica também proporciona a redução da dependência dos combustíveis fósseis e permite a diminuição da emissão dos gases do efeito estufa.

A geração de energia por fonte eólica também traz benefícios sociais, que podem ser observados especialmente na capacidade de gerar investimentos em zonas desfavorecidas e na criação de empregos nos locais de instalação dos parques; além disso, os terrenos onde estão instalados os parques eólicos são compatíveis com outras atividades produtivas, como a agricultura, a fruticultura e a pecuária, por exemplo. 

A energia eólica é a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira. E o maior número de aerogeradores e de parques eólicos se concentra na região Nordeste, devido a algumas características específicas, como, por exemplo, a velocidade dos ventos, que nessa região apresenta a faixa ideal para a produção eólica.

*Com informações do Portal Energia, W-Energy, blog Esfera Energia e portal Record News.