Concentração de CO2 e metano alcançou recorde em 2021

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Cientistas da ONU mostram que planos climáticos permanecem insuficientes e pedem ações mais ambiciosas de governos

Nayara Machado | Agência EPBR

Relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU publicado nesta quarta (26/10) mostra que a concentração na atmosfera dos três principais gases de efeito estufa — dióxido de carbono, metano e óxido nitroso — atingiu novos recordes em 2021.

A concentração de metano, por exemplo, apresentou o maior salto na comparação anual desde que as medições começaram há quase 40 anos.

Segundo os cientistas da ONU, embora a razão para o aumento sem precedentes ainda não esteja clara, há um forte indicativo de que é resultado de processos biológicos e induzidos pelo homem.

O aumento nos níveis de CO2 de 2020 a 2021 também foi maior do que a taxa média de crescimento anual na última década. Esses níveis continuam subindo em 2022.

No ano passado, as concentrações de CO2 atingiram 415,7 partes por milhão (ppm), metano 1.908 ppm e óxido nitroso 334,5 ppm.

Esses valores representam, respectivamente, 149%, 262% e 124% dos níveis pré-industriais.

“O aumento contínuo nas concentrações dos principais gases que retêm o calor, incluindo a aceleração recorde nos níveis de metano, mostra que estamos indo na direção errada”, alerta Petteri Taalas, secretário-geral da OMM.